Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Familias Do Campo Sao Beneficiadas Com Programa De Fortalecimento

AGRICULTURA: Famílias do campo são beneficiadas com programa de fortalecimento

Publicado em: 09 de Fevereiro de 2011
Texto: José Marques/Ascom

A vida de 13 famílias residentes do Assentamento Vinte e Sete de Novembro, situado há 18 quilômetros do perímetro urbano de Jaciara, está tomando novos rumos. Tudo isso graças ao trabalho que a prefeitura vem realizando através de um Programa de Fortalecimento da Agricultura Família.

Com várias frentes de serviços, que incluem preparação de solo, distribuição de calcário, separação de lotes. Além desses trabalhos, foi disponibilizado um trator para a realização de ações de maior complexidade no campo.

De acordo com o secretário Adjunto de Agricultura, David de Oliveira, essas ações tem sido realizadas em toda a área rural. “Nossa equipe realiza visitas periódicas em todas as regiões de assentamentos para ver as necessidades de cada local”, explicou.

David acrescentou que o principal objetivo do poder público municipal, que abraçou a causa desde o início da atual gestão, é dar força de crescimento e sustentabilidade ao homem do campo, principalmente ao pequeno e médio produtor.

Por parte dos produtores, como destacou o agricultor e presidente do assentamento Aparecido Pereira, todos estão muito satisfeitos com esse apoio e já estão colhendo os reflexos positivos. “Estamos muito gratos com todo esse apoio dado pelo poder público municipal. Agora nós estamos produzindo bastante e temos muita fartura”, salientou.

O produtor de hortifrute, Ciro Konig, que reside há pouco tempo no Vinte e Sete, está otimista e se sente muito grato pela força recebida. “Minha vida Mudou bastante, pois agora nós temos onde plantar aquilo que agente sempre quis. Isso é uma alegria pra nós”, afirmou.

A comercialização do que é produzido no campo também não é deixada de lado pela atual administração. Por meio de reuniões de orientação, como aconteceu durante a semana passada, o agricultor familiar tem acesso ao suporte necessário.

Como esclareceu o secretário David de Oliveira, a medida não é só para incentivar a comercialização legal, mas também direcioná-la. Ele explicou que essa produção poderá ser fornecida para a merenda escolar, tanto municipal, quanto estadual.

Segundo a controladora interna da prefeitura, Ana Cláudia, a resolução 38/2009 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) determina que 30% dos recursos têm que ser gastos com agricultura familiar.