Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 1 Feira Delas Celebra A Forca Feminina No Campo

PROTAGONISMO FEMININO

1ª Feira Delas celebra a força feminina no campo

Feira inédita reuniu produtoras rurais e celebrou o protagonismo feminino no campo, com vendas esgotadas e produtos frescos direto da roça para a cidade.



Publicado em: 28 de Julho de 2025
Texto: Michele Soares | Ascom
Foto: Gidiane Paixão

A Praça Tamoios amanheceu diferente neste domingo, 27 de julho. O colorido das barracas, o aroma das delícias caseiras e o sorriso no rosto das mulheres do campo deram o tom especial da 1ª Feira Delas, um evento inédito e cheio de significado promovido pela Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria o Sindicato Rural, com apoio do Senar e da Secretaria Municipal de Assistência Social, em celebração ao Dia da Agricultura Familiar, comemorado no último dia 25.

A iniciativa beneficiou produtoras do Assentamento 27 de Novembro, que participaram do evento como parte prática do 4º módulo do Programa Mulheres em Campo, com foco em comercialização. O programa é uma ferramenta transformadora que estimula o empreendedorismo e a gestão no meio rural, despertando o protagonismo feminino e ampliando o olhar sobre o potencial de cada propriedade rural.

Na feira, não faltaram hortaliças fresquinhas, frutas direto do pé, artesanato feito com carinho e uma praça de alimentação repleta de sabores da roça, incluindo pães, bolos, pasteis com massa caseira, embutidos, sucos naturais e muito mais. As mulheres também brilharam com a força da agroindústria: teve conserva de pimentas, queijos, doce de leite, biscoitos, doces com frutas, e até vatapá! Mais do que vender, essas mulheres mostraram que, com dedicação e conhecimento, é possível transformar sonhos em negócios sustentáveis.

E o sucesso foi tanto que a programação, que estava prevista até as 11h, precisou ser encerrada mais cedo, com todos os produtos vendidos. Uma vitória para as produtoras e um presente para os consumidores que encontraram ali qualidade, simpatia e alimentos cheios de propósito.

A Feira Delas foi mais do que um espaço de vendas. Foi um momento de conexão entre o campo e a cidade, de reconhecimento ao trabalho silencioso, mas essencial, dessas mulheres que cultivam com as próprias mãos o alimento que chega à mesa dos jaciarenses.

A 1ª Feira Delas mostrou que quando o campo é valorizado e a mulher é empoderada, toda a comunidade colhe os frutos. E esse foi só o começo de uma grande colheita.


Últimas Notícias