Você está em: Início / Imprensa / Notícias / INCENTIVO Prefeitura Viabiliza Distribuicao De 200 Toneladas De Calcario Para Produtores Rurais De Jaciara

AGRICULTURA: INCENTIVO: Prefeitura viabiliza distribuição de 200 toneladas de calcário para produtores rurais de Jaciara

O município contou com a parceria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), vereador Galindo (PSB), Metamat e Transportadora Martelli.

Publicado em: 17 de Junho de 2021
Texto: Ascom
Foto: Vitor Ficchio

A Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio da Secretaria de Agricultura, recebeu nesta quarta-feira (16), 200 toneladas de calcário que serão doados para pequenos produtores rurais dos assentamentos 27 de novembro, São Francisco e Lambari. Ao todo, o município irá contemplar 100 famílias que dependem, exclusivamente, da agricultura familiar.

O insumo foi adquirido por meio do presidente da Assembleia, deputado Max Russi (PSB), que fez gestão junto à Companhia Mineradora  do Estado de Mato Grosso (Metamat). O Calcário, de acordo com o Secretário de Agricultura, Rodrigo Francisco, auxiliará pequenos produtores rurais, no tratamento do pasto e preparação da terra para o plantio.

"O calcário é favorável à fertilidade nos solos e, também ao bolso do produtor rural. Esse insumo é responsável por complementar a adubação, com a elevação ou maior equilíbrio do pH da terra, até a melhora no chamado ambiente radicular, a faixa do solo onde se concentram as raízes da planta, caminho para absorção dos nutrientes  que a planta precisa para crescer  e produzir", explicou o gestor.

Segundo a prefeita Andréia Wagner (PSB), além de os produtores receberem o insumo a custo zero, os mesmos foram isentados do pagamento do frente. Essa ação contou, também, com a articulação do vereador Galindo (PSB), que conseguiu com a Transportadora Martelli o carregamento do calcário. Foram necessários para o transporte do insumo, quatro carretas bi-trem.

"Não governamos sozinhos. A parceria é fundamental para caminharmos rumo ao progresso que é o que tanto queremos para Jaciara. Ajudar os nossos pequenos produtores rurais faz parte da nossa lista de prioridades e, neste caso específico do calcário, só foi possível porque tivemos vários parceiros. Nosso obrigado ao deputado Max, à Metamat, Martelli e o vereador Galindo. Nossa agricultura familiar agradece", observou prefeita Andréia.

"A soma de esforços é muito importante. Se cada um fizer sua parte e ao invés de criticar, ajudar dando idéias, encontrando soluções para os problemas, com certeza daremos passos maiores. Essa logística do calcário é só uma pequena parcela de contribuição ao nosso município. Investir no pequeno produtor significa incentivar à agricultura familiar", destacou o vereador Galindo.