Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Jaciara Firma Parceria E Investe Na Apicultura

AGRICULTURA FAMILIAR: Prefeitura de Jaciara firma parceria e investe na apicultura

Renda a partir do mel pode ser superior à bovinocultura, afirma especialista.



Publicado em: 23 de Abril de 2021
Texto: ASCOM/2021
Foto: ASCOM/2021

A partir de agora, produtores rurais de Jaciara, especialmente os pequenos produtores, poderão encontrar na apicultura uma alternativa para melhorar sua fonte de renda. Essa iniciativa é fruto de uma parceria da Prefeitura de Jaciara com o Sindicato Rural e o Senar-MT, por meio de cursos de qualificação do homem e da mulher do campo. São 40 horas/aula de biologia da abelha, além de aulas práticas, ou seja, em campo. 
 
“A prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, se disponibilizou em custear a logística das caixas de abelha, que são adquiridas em Cotriguaçu (1.087 quilômetros distante de Jaciara). Além disso, a prefeita Andréia, nos pediu para dar celeridade no projeto da Casa do Mel, onde os produtores poderão, de forma gratuita, higienizar o produto, processá-lo e fazer a embalagem do mel”, garantiu o diretor de Agricultura, Pedro Neponuceno.
 
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Alberto Luiz Chiapinotto, essa é uma forma de ajudar o pequeno produtor a se especializar nesse tipo de cultivo, além de auxiliá-lo na geração de renda. “Além de incentivar os pequenos, queremos garantir o selo de certificação dos seus produtos, emitido pela Vigilância Sanitária, para agregar valor a sua matéria-prima e conseguir comercializar com um preço melhor. É o que queremos fazer com o mel e outros produtos da agricultura familiar”, ressaltou.
 

Nessa primeira remessa, foram adquiridas 250 caixas de abelha, custeada pelo próprio produtor, composta por uma colméia e duas melgueiras e com menor custo, já que o material é produzido por um ex-aluno do Senar-MT, que hoje também trabalha com apicultura e tem auxiliado pequenos produtores e facilitado o acesso às caixas por um valor bem abaixo do mercado.
 
 
“Esse curso promovido pelo Senar-MT, resultou na criação de uma associação de apicultores e com isso, a atividade ganha força aqui em Jaciara. “Mexer com abelha, produzir mel, gera renda, que é semelhante e até superior a bovinocultura. Nós já finalizamos o primeiro curso e já temos uma lista de interessados nessa nova etapa de qualificação de produtores rurais do município, que deve começar no próximo mês”, salientou o professor de apicultura do Senar-MT, Marcelo Névoa.
 
Seo Antônio Agêncio Pereira mora no Assentamento São Francisco, em Jaciara, e há cinco anos deixou dois empregos que tinha na cidade para investir na apicultura. Segundo ele, foi uma experiência muito importante na agricultura familiar e que vem dando certo. Sua produção com o mel, chega a aproximadamente 1 tonelada/ano. 
 
“Deixei meus dois empregos na cidade para mexer com essa atividade. Estou muito satisfeito. Hoje, precariamente, eu e minha esposa produzimos

 em média, 700 a 800 quilos de mel. Mas, agora com o curso, nós teremos a condição de melhorar, com as mesmas colméias que temos, produzir 1,500 quilos/ano. E, agora com o apoio do Sindicato e da prefeitura, será muito mais promissor. Esse suporte que a prefeita Andreia está nos dando é de grande valia, porque o frete é muito caro. Além disso, teremos a Casa do Mel”, comemorou o produtor rural.
 
Produção de Mel – Marcelo explica, que além da produção de mel, também é possível trabalhar com a geléia real, o própolis, o néctar e outras opções que a apicultura oferece. “O mel, infelizmente não é explorado no Brasil. Por exemplo, é possível se aproveitar as áreas de reserva, que não se pode extrair nada, mas que pode ser utilizado para mexer com abelhas. Com isso, tornaríamos maiores produtores e exportadores de mel. Hoje, perdemos para Argentina, que é menor e produz muito mais que o Brasil”, argumentou Névoa.


Últimas Notícias