Ouvidoria Municipal

Agricultura

Programa ‘Porteira Adentro’ atende pequenos agricultores de Cachoeirão, Água Grande e região da Cachoeira da Fumaça

Em apoio ao produtor rural e à agricultura familiar, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente atendeu pequenos agricultores por meio do programa “Porteira Adentro”. A finalidade é reduzir os custos dos trabalhadores rurais com hora/máquina para gradagem de terra, ou seja, o preparo do plantio. A ação gera uma economia considerável ao bolso do pequeno produtor, já que o serviço particular chega a custar em média R$ 140,00.

Só em janeiro, três comunidades foram beneficiadas. Foram cerca de 40 hectares de terras, divididas entre o Assentamento Cachoeirão, Comunidade Água Grande e Cachoeira da Fumaça, totalizando 18 agricultores atendidos com serviços de gradagem de solo para o plantio de hortaliças, milho e reforma de pastos.  Ainda nesta semana a pasta atenderá, também, o P.A São Francisco. Nessa 1ª etapa, 10 dos 54 produtores locais serão contemplados.

De acordo com o diretor de Agricultura, Pedro Neponuceno, o objetivo é contribuir para que os trabalhadores rurais tenham alívio financeiro na hora de investir no plantio. “O programa visa fomentar a agricultura familiar e, devido à pandemia, o setor tem sentido no bolso os reflexos da crise, amargando prejuízos. E essa é uma forma de incentivá-los a não abandonar o campo”, observou o diretor.

A solicitação para receber os serviços das máquinas é feita pelas associações de produtores rurais das comunidades e também de forma individual, por meio de ofício.

Programa– O ‘Porteira Adentro’ foi criado por meio da Lei municipal Nº 1.812/2018. A medida contempla os micros e pequenos produtores rurais, caracterizados como praticantes da agricultura familiar. Com isso, o agricultor tem acesso a horas/máquina durante todo o ano, conforme regras estabelecidas.

Publicado em 08/02/2021

Fonte: ASCOM/2021