Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Governo Municipal Realiza Curso De Hidroponia

CAPACITAÇÃO: Governo Municipal realiza curso de hidroponia

Publicado em: 04 de Setembro de 2017
Texto: CLINTON DAVISSON - ASCOM/PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

O Governo Municipal de Jaciara através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato Rural e o Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realiza o curso de hidroponia. Técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes.

Foram cinco dias de treinamento, entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, com carga horária de 40 horas, lecionado pela engenheira, Geici Cintra. “A hidroponia é um bom negócio. Mas, para obter lucros, o produtor tem de conhecer as técnicas necessárias para a condução do sistema. O agricultor precisa ter uma estrutura de equipamentos adequados. Também necessita de uma capacitação para o manejo correto na água usada nas plantas”, explica.

Para o produtor rural, Adilson Marcos da Silva, o curso foi muito proveitoso. “Todos ficamos muito contentes em conhecer essa nova tecnologia. É uma nova sabedoria, um novo conhecimento que agrega muito. Vamos continuar precisando muito do apoio da Prefeitura para poder fomentar esse empreendimento”, explicou.

De acordo com o secretário de Agricultura, Joel de Souza, já se produz praticamente de tudo com essa nova tecnologia. “Podemos produzir milho, morango, cereja... Antigamente era só alface e couve, agora praticamente não tem limite para o que podemos produzir. Além do mais, esse sistema apresenta vantagem até para a saúde dos trabalhadores rurais. Como a estrutura do plantio na hidroponia não é feita no chão e sim numa base com uma certa altura, há uma condição de ergonomia melhor, evitando problemas de coluna para os trabalhadores”, destaca.