Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Governo Municipal Realiza Curso De Doma Racional De Equinos E Muares

AGRICULTURA: Governo Municipal realiza curso de Doma Racional de Equinos e Muares

Publicado em: 23 de Agosto de 2017
Texto: CAMILA CABRAL - ASCOM/PMJ
Foto: Camila Cabral

O Governo Municipal de Jaciara através da Secretaria de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente em parceria com o Sindicato Rural e o Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realiza o curso de Doma Racional de Equinos e Muares, no sítio conhecido como Zé do Trevo.
Serão cinco dias de treinamento, entre os dias 21 e 25 de agosto, com carga horária de 40 horas, lecionado pelo veterinário, Jorge Trevisan. Os dez alunos estão aprendendo a fazer a doma correta dos animais, com carinho e muita disciplina.
Entre o conteúdo programado estão técnicas para a aproximação dos animais, habilitação, flexionamento lateral, movimento avante, recuo, desengajar os posteriores, aproximação da cerca, selar, montar, dentre outros.
De acordo com o secretário de Agricultura, Joel de Souza, esse é o 6º curso realizado para produtores rurais este ano. “É com muita alegria que trouxemos esse curso de capacitação para os nossos produtores. Até o final do ano queremos trazer mais treinamentos para o município”, destacou o secretário.
Os animais que estão no sítio foram emprestados por fazendeiros da região. São cavalos novos e considerados “chucros”, ou seja, ainda não foram treinados. Para se ter ideia um cavalo chucro, vale em torno de mil reais no mercado, porém, depois que é domado, o preço pode chegar até 4 mil reais.
A estudante de zootecnia, Vanessa Alves, tem 21 anos e está participando do curso. “Estou gostando muito, desde pequena tenho contato com cavalos, então, o treinamento está servindo para agregar ainda mais conhecimento”, frisou.

Clique na Imagem para Ampliar!