Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Expedicao Pe Na Estrada Visa Fortalecer A Agricultura Familiar Em Jaciara

ZONA RURAL: Expedição Pé na Estrada visa fortalecer a Agricultura Familiar em Jaciara

Publicado em: 18 de Janeiro de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Luan Ayalla

Colher informações, levar assistência técnica e desenvolver ações para fortalecer a economia dos pequenos produtores são os principais objetivos do projeto ‘Pé na Estrada’,  criando pela Prefeitura de Jaciara e coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente.

A primeira edição do ‘Pé na Estrada’ aconteceu neste último final der semana, o qual visitou a Fazenda Experimental da Faculdade de Agronomia Eduvale, a qual está instalada nas propriedades do senhor João Augusto de Oliveira (Estancia Rincão e Fazenda Nossa Senhora de Fátima).

Segundo o proprietário, no espaço são desenvolvidas diversas atividades econômicas como a pecuária de engorda e leiteira, fabrica de ração, oficina, berçário, minhocário, plantio de hortaliças, frutíferas, citricultura, além da piscicultura e exploração do turismo rural.

Logo após, a segunda parada foi no Assentamento São Francisco, onde a comitiva do ‘Pé na Estrada’ se reuniu com os assentados e presidente da Associação, senhor Antônio Ferreira Alencar, que representa as 45 famílias da região. A principal reivindicação dos pequenos produtores da localidade é a falta de água e problema com o abastecimento nos pontos mais altos.

No São Francisco, o prefeito autorizou o conserto da bomba que envia água para o reservatório e comunicou que tem projeto de perfuração de um poço artesiano para atender as famílias da parte alta do assentamento.

De acordo com o secretário estadual de Agricultura Familiar (Sedraf), Suelme Evangelista Fernandes, será enviado uma equipe para fazer o estudo geotécnico, utilizando uma sonda, para identificar o melhor lugar para a captação da água. Outros temas também foram abordados com a situação dos beneficiados juntamente com o Banco da Terra.

A agricultura familiar do Distrito de Celma chamou atenção do secretário da Sedraf, onde foram visitadas duas plantações de hortaliças. A primeira foi a do senhor José Adão de Souza, que cultiva couve, variedades de alface e cheiro verde numa área 1,5 hectares e são distribuídas em Cuiabá e Rondonópolis. Já a segunda horta familiar foi a do proprietário Flávio Vilela, que também comercializa seus produtos em Cuiabá e Rondonópolis, são 4 hectares de plantação.

Ainda em Celma, a comitiva do ‘Pé na Estrada’ teve encontro com a presidente dos pequenos produtores do Distrito, Marcela França. Com ela foi feito um levantamento sobre as dificuldades e necessidades da região como um trator para dar suporte e equipe técnica para auxiliar na questão da regularização fundiária das terras.

Para o prefeito Ademir Gaspar de Lima, a primeira edição do projeto encabeçado pelo novo secretário de Agricultura do município, Rosandro Moura, foi positivo, onde ele conseguiu trazer para conhecer a realidade do nosso meio rural, o secretário estadual de Agricultura Suelme Evangelista, que é indicação do deputado estadual Maxi Russi, o qual na oportunidade sinalizou algumas ações para de imediato serem iniciadas.

“Sempre gostei de conhecerinloco para estar o mais próximo de cada realidade. A agricultura familiar tem um papel importante na nossa economia. O grande produtor ele tem toda uma infraestrutura dentro da sua propriedade e necessita apenas de estradas em boas condições pra escoar sua produção. Já o pequeno, além das estradas ele também precisa de orientação técnica, equipamentos e uma infraestrutura, o que já estamos disponibilizando no nosso município e vamos melhorar ainda mais com as novas ações. Para dar suporte a eles colocamos a disposição tratores para arar a terra, roçar, escavação de açudes e incentivos na aquisição de sementes e adubo”, explica Ademir.

O secretário municipal de Agricultura, o engenheiro agrônomo Rosandro Moura Andrade, que tomou posse na última sexta-feira, no dia seguinte já liderou essa comitiva para estar mais próximos ao setor que ele passou a comandar.

“Nossa primeira ação foi o ‘Pé na Estrada’. Agradeço ao deputado Max Russi que intermediou a visita do secretário estadual Suelme. Aqui ele deixou alguns compromissos que no mais rápido espaço de tempo estaremos dando uma resposta a esses pequenos produtores que visitamos. O prefeito Ademir nos deu uma missão  importante na  agricultura e melhorar a efetivação das ações. Quero agradecer também a Câmara Municipal em nome do vereador Clóves Pereira, o qual esteve na expedição representando legislativo jaciarense e ao senador Wellington Fagundes, que nos adiantou que  estará nos atendendo abrindo as portas do seu gabinete para fazer parceria no setor”.

A comitiva que contou com a presença do prefeito Ademir Gaspar de Lima, secretário estadual de Agricultura Familiar Suelme Evangelista Fernandes, secretário municipal de Agricultura Rosandro de Moura Andrade, técnicos da Empaer Ilton Baptista e Pedro Neponucemo, vereadores e equipe da Administração Municipal.