Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Senar MT E Aprosoja Levam Informacoes E Ouvem As Demandas Do Produtor Rural

AGRICULTURA: Senar-MT e Aprosoja levam informações e ouvem as demandas do produtor rural



Publicado em: 01 de Agosto de 2014
Texto: Gecom Senar-MT
Foto: Divulgação / Reprodução

Preocupados em  acompanhar o desenvolvimento do agronegócio levando o conhecimento ao homem do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) realiza junto com a Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT)  desde 2011,  o Circuito Aprosoja. "É com esse tipo de parceria que vamos conseguir multiplicar o conhecimento e atender a demanda crescente de mão de obra qualificada",  ressalta o presidente do Sistema Famato/Senar, Normando Corral.

 

Segundo Corral, o principal  objetivo do Senar-MT no Circuito Aprosoja é fazer um levantamento das principais demandas referentes à qualificação de mão de obra dos produtores e trabalhadores  rurais da Cadeia de Soja e Milho. A instituição oferece 44 treinamentos para esta Cadeia Produtiva. Todos de forma gratuita. Os interessados devem buscar informações junto ao Sindicato Rural de seu município ou no mais próximo.

 

Com o tema "O que esperar da economia brasileira e do agro a partir de 2015: Análises e Tendências" foi lançado nesta quinta-feira (31.07), no Cenarium Rural, em Cuiabá, o Circuito Aprosoja. Além da solenidade de abertura que contou com várias palestras,  uma expedição formada por profissionais da Aprosoja e do Senar-MT percorrem  22 principais municípios produtores de soja de Mato Grosso nas próximas semanas. "É a oportunidade que o produtor tem de falar sobre suas dificuldades. Vamos levar informações, mas também vamos ouvir o que o homem do campo tem a dizer", enfatiza o presidente da Aprosoja Ricardo Tomczyk

 

O presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Laércio Pedro Lens acrescenta que o mais importante deste evento é que os temas das palestras são escolhidos pelos próprios produtores rurais. "É uma forma de dividir nossas angústias e juntos encontrarmos soluções". Lens enfatiza ainda que a presença dos técnicos do Senar-MT nesta expedição é uma injeção de ânimo para os produtores e trabalhadores rurais. "A formação profissional é a base para a qualidade do nosso produto".

 

Assim como Lens, o presidente em exercício do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite diz que o Circuito Tecnológico é fundamental para que os produtores possam discutir e planejar a próxima safra. "Além disso, a presença do Senar-MT é fundamental para identificar e entender as necessidades de qualificação de mão de obra de cada região". O município de Cáceres produz cerca de seis mil hectares de soja. "A deficiência de mão de obra qualificada é grande", reclama Pereira.

 

 

Já para o presidente do Sindicato Rural de Diamantino, José Aparecido Cazzeta, que recebe o Circuito no dia quatro de setembro, diz que o evento ajuda a ampliar a visão de mercado dos sojicultores. "Fomos o primeiro município que plantou soja na Baixada Cuiabana e agora precisamos da parceria do Senar-MT para qualificar a mão de obra que, assim como em todo o Brasil, em nossa região também é escassa".

 

Para o Senar-MT é muito importante ouvir o depoimento dos trabalhadores e produtores rurais e suas principais necessidades de qualificação. "A participação no Circuito Aprosoja permite a aproximação maior com o nosso público alvo. Durante os encontros com a sociedade rural podemos tirar dúvidas sobre quais treinamentos oferecemos e como o produtor e trabalhador rural podem acessá-los", destaca o coordenador de projetos técnicos do Senar-MT,  Armando Urenha.

 

Considerado o maior evento de pré-safra do país, o Circuito Aprosoja chega em 2014 na 9ª edição e os organizadores esperam reunir 5 mil participantes em todas as etapas do evento. O primeiro município a receber o evento será Jaciara,neste dia 01/08 no Sindicato Rural de Jaciara . 

 

O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. Curta a Fan Page do Senar-MT no facebook (www.facebook.com/SenarMt).


Últimas Notícias