Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Um Dia De Campo Para Alunos Da Escola 07 De Abril

AGRICULTURA: Um dia de campo para alunos da Escola 07 de Abril

Publicado em: 26 de Outubro de 2011
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Na manhã desta quarta-feira (26) o secretário adjunto de Agricultura, David de Oliveira esteve acompanhando alguns alunos da escola Sete de Abril em uma visita ao viveiro municipal. Uma aula diferente que rendeu muito conhecimento.

Os alunos tiveram uma aula de campo para entender melhor, na prática, como funciona um viveiro, quais mudas estão plantadas e como é o trabalho de quem cuida dessas plantações. De acordo com Alcilene Soares, uma das professoras que acompanhou os estudantes, esse trabalho faz parte de uma ação do PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar). “Nosso principal objetivo é mostrar aos alunos como funciona um viveiro, sua importância na arborização e mostrar a diferença da teoria para a prática”, explica a professora.

A implantação desse viveiro é um trabalho realizado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria Adjunto de Agricultura, que visa o incentivo e o fortalecimento da agricultura familiar distribuindo as mudas e incentivando o plantio. “Já foram lançados cursos de capacitação para melhorar o trabalho nos plantios do viveiro e também já conseguimos aproximadamente 2 mil mudas de árvores frutíferas, que incentiva a agricultura familiar”, declara o secretário adjunto de Agricultura, David de Oliveira. Além disso, David explica que existe um projeto em andamento para criar uma estufa com laboratório para o viveiro.

A estudante do sexto período, Carla Gabriele Barbosa de Almeida acredita que esses trabalhos são importantes para conhecer outras realidades fora da escola e para conscientizar alunos a respeito do meio ambiente. “Hoje aprendi que as plantas servem para arborizar e também para as pessoas virem aqui e fazerem pesquisas. Aprendemos a não desmatar e a cuidar dessas árvores”, comenta a estudante.

Esse envolvimento entre comunidade e escola se torna um ponto forte a ser preservado, pois engrandece cada vez mais os trabalhos realizados pelo município.