Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Nova Praca Das Flores Prof Maria Leonor E Inaugurada Com Grande Festa E Mutirao De Servicos Para A Comunidade

MUTIRÃO SOCIAL

Nova Praça das Flores - Profª. Márcia Leonor é inaugurada com grande festa e mutirão de serviços para a comunidade

Espaço revitalizado oferece lazer, cidadania e inclusão social para os moradores do bairro Santo Antônio e região.



Publicado em: 06 de Junho de 2025
Texto: Michele Soares | Ascom
Foto: Lucas Hiromoto | Kaua Duartte

A Prefeitura de Jaciara entregou, nesta quinta-feira (05/06), a nova Praça das Flores – Professora Márcia Leonor Fagundes, no bairro Santo Antônio. A inauguração foi marcada por uma grande celebração e um mutirão de serviços sociais, reunindo diversas secretarias e instituições parceiras.

O evento contou com a participação das Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Agricultura, além da Defensoria Pública, Politec e Secretaria de Integração Social e Cidadania da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Durante a ação, foram oferecidos diversos atendimentos à população, como serviços de beleza, emissão de 1ª e 2ª via de RGs, brinquedos infláveis para as crianças e a distribuição gratuita de frutas, verduras e hortaliças oriundas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), em parceria com pequenos produtores locais. Também foram distribuídos lanches, sucos, refrigerantes e algodão-doce para todos os presentes.

A nova praça é resultado da transformação de um espaço anteriormente abandonado, que agora se tornou um local de lazer, convivência e bem-estar. O ambiente foi totalmente revitalizado e passou a contar com área de passeio e caminhada, academia ao ar livre, bicicletário, playground, quadra de areia, quiosque, banheiro e estacionamento.

Com investimento total de R$ 772.414,68, a obra foi realizada por meio de convênio com a SUDAM e emenda parlamentar do deputado federal Emanuelzinho.

“Estou muito feliz em poder entregar um espaço como esse para a nossa comunidade, e também trazer um mutirão com tantos serviços importantes. Sabemos como é difícil, no dia a dia, encontrar tempo para resolver demandas. Quando levamos esses atendimentos até a população, facilitamos a vida do cidadão e da cidadã jaciarense”, destacou a prefeita Andréia Wagner.

A escolha do nome da praça foi uma homenagem à professora Márcia Leonor Fagundes, por indicação da vereadora Simone Freire, e aprovada por meio da Lei Municipal nº 2106, de 21 de junho de 2022.

Além da nova Praça das Flores, a Prefeitura também realiza obras de revitalização em outros espaços públicos, como as praças da Secretaria Municipal de Saúde e da região Tupiniquins/Caetés, com um investimento total de R$ 3,7 milhões, que em breve também serão entregues à população.

Homenagem -  Márcia Leonor Fagundes nasceu em ljui/RS em 19/08/1961, e formou-se em Letras na Faculdade em Palmas, no Estado do Paraná. Começou lecionar na cidade em que morava, Nonoai/RS e depois lecionou em Baianópolis, cidade do interior da Bahia onde nasceu seu primeiro filho Michel.

Em meados de 1991, aos 30 anos, chegou a Jaciara com seu marido Ernani e seu filho Michel. Conheceu Jaciara após viajar para cá no começo de 1991, pois seus pais Sylvio e Doralina e seus irmãos Marcos, Tamara e Miriam também moravam em nossa cidade. Aqui em Jaciara nasceu seu segundo filho Sylvio Antônio, em 1993, bem como suas netas Bianca e Giovana, décadas depois.

Em Jaciara fez muitos amigos e ensinou português para vários e vários alunos, desde as crianças que entravam no ensino médio na quinta série até os idosos que depois de muito tempo voltavam para a escola.

Lecionou praticamente em todas as escolas de Jaciara, desde a rede municipal na escola Magda Ivana e na antiga escola Santa Rosa, passando pela rede particular de ensino, lecionando na antiga escola Frida Vingren e no Centro de Ensino Altar da Lua. Também deu aula na extensão da Faculdade UNIC, nos anos de 2007 a 2010.

Na rede estadual de ensino lecionou, ainda de forma interina, nas escolas Marechal Rondon e Antônio Ferreira Sobrinho. Efetivou-se em 1999 e passou a lecionar na Escola Artur Ramos, depois passou pelas escolas Araújo Barreto e Milton da Costa, voltando para esta última nos seus derradeiros dias. Foi diretora da escola Artur Ramos durante um período na década passada.

Infelizmente no dia 15/03/2021 faleceu devido ao contágio com o virus da Covid-19, fato que entristeceu toda a cidade de Jaciara, deixando amigos, alunos, colegas, e familiares enlutados, principalmente suas irmãs e irmão, mãe, filhos e netas, ficando sua lembrança em todos os corações, principalmente sua generosidade, bom humor e amor, saudades que nunca vão cessar.


Últimas Notícias