Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Passeata Marca Segundo Dia Da Semana De Combate Ao Abuso E Exploracao Sexual

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Passeata marca segundo dia da Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Publicado em: 06 de Junho de 2011
Texto: José Marques/Ascom

Uma caminhada, envolvendo alunos e diretores de três escolas de Jaciara, marcou o segundo dia de atividades da Semana Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, promovido pela Secretaria de Gestão Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A passeata aconteceu durante a manha desta terça-feira (17), na Avenida Antônio Ferreira Sobrinho, retornando pela praça Tamoios.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do Creas, Gilvania Stefanello, a mobilização tem caráter informativo e enfatiza a importância da denúncia nos casos de suspeita de violência, abuso, exploração e maus tratos de crianças, adolescentes, idosos e deficientes. “Essa é uma realidade que atinge famílias de todas as classes sociais”, explicou.

Outro ponto destacado pela coordenadora é o fato de que muitas famílias deixam de denunciar por questões estruturais, ou até por medo. Ela defende que, independente das conseqüências, todo caso de exploração contra menores tem que ser denunciado. “A criança explorada necessita de um tratamento”, argumentou.

Gilvania disse ainda que durante a semana serão desenvolvidas diversas atividades como blitz, distribuição de materiais informativos, como folders e cartazes e apresentação de filmes temáticos. “Ontem (segunda-feira) fizemos a abertura da campanha com a realização de uma blitz informativa em frente a prefeitura”, informou.

A secretária de Gestão Social e primeira dama, Andréia Wagner Russi, também participou da caminhada. Quem também acompanhou foi presidente da Câmara de Vereadores, Adilson Costa França.

Mobilização Nacional

A Semana Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil segue uma mobilização nacional. No Brasil diversos municípios aderiram a campanha e estão realizando atividades relacionadas a essa temática.

O dia 18 de maio é considerado o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil- Juvenil, data definida pela Lei nº 9.970/2000 e que foi escolhida por coincidir com o dia do desaparecimento de menina de 09 anos, símbolo e mártir da violência contra a criança e o adolescente.

Há oito anos a sociedade civil e o poder público organizam atos em todo o Brasil para marcar esse dia, conhecido como Show pela Vida, Contra a Violência.

Programação

A programação das atividades da Semana Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infanto-Juvenil, organizada pela Secretaria de Gestão Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), segue nesta quarta-feira (18) com uma blitz informativa na BR -364, em frente ao Chaleira Preta.

Já durante quinta e sexta-feira haverá uma série de atividades e filmes temáticos, todos voltados aos alunos da Escola Antônio Ferreira Sobrinho e São Pedro da Cipa.