Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Em Defesa Do Publico Infantil E Adolescente Jaciara Lanca A Campanha Nacional Faca Bonito

DIA “D” PROTEÇÃO: Em defesa do público infantil e adolescente, Jaciara lança a Campanha Nacional “Faça Bonito”

O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro



Publicado em: 18 de Maio de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Lazer, além de instituições públicas convidadas, lançaram nesta quinta-feira (18.05), a Campanha “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

No município, desde o dia 2 de maio, Social e Educação realizam palestras nas escolas públicas sobre o tema, destacando o motivo da campanha e a importância da denúncia, que seguirá até o dia fim do mês, com várias ações a serem realizadas na cidade, entre elas, palestras nas escolas da rede pública e privada, pit stop, com entrega de panfletos orientativos e outros.

O lançamento ocorreu na manhã desta quinta-feira (18.05) no Centro de Eventos “Maria Juvelina de Almeida”, onde contou com a presença da prefeita Andréia Wagner (PSB), além de outras autoridades locais, alunos e professores das escolas Magda Ivana, Maria  Vilanny  Delmondes, Francisco Soares e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) - Campus São Vicente.  A Campanha Faça Bonito tem como finalidade impulsionar uma reflexão do tema.

“Hoje poderíamos falar de um assunto mais alegre, que pudéssemos rir e dar boas noticias para vocês, mas infelizmente o assunto é sério, mas é necessário. O assunto é delicado... Infelizmente, apenas 10% dos casos de violência sexual que envolvem crianças e adolescentes são notificados. Em relação ao ano passado para este ano,  teve aumento de denúncias  que chegou a 70%”, disse a prefeita Andréia Wagner (PSB), durante abertura da campanha aos participantes.

A prefeita ainda reforçou no evento, a necessidade da população ter conhecimento sobre o tema  e romper o silêncio para denunciar casos de abuso contra crianças e adolescentes  às autoridades competentes.    

“O nosso objetivo nestes dias será promover atividades para conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de nossas crianças e adolescentes. A proposta é tirar o tema da invisibilidade. Informando, sensibilizando, mobilizando e convocando toda a sociedade a participar da causa em defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, salientou a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ester Shuenquener.

A ação nacional conta com o apoio de uma rede de proteção composta pelo Ministério Público Estadual, Creas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-seccional Jaciara), Conselho Tutelar, Policia Militar, Policia Judiciária Civil, Poder Judiciário, prefeituras e secretarias municipais e  outros.

A presidente do CMDCA  ainda reforçou a orientação da campanha, para alertar a população da cidade e incentivar a denúncia, por exemplo: 190 Polícia Militar e Disque 100 – Direitos Humanos, principais canais de denúncia.

 “É um dia de chamar atenção e orientar as pessoas, além de priorizar a atenção às nossas crianças e adolescentes. Por isso, fazemos ações como essas  para trazer as  escolas, realizar palestras ao publico infantil e adolescentes, com  o objetivo de  levar conhecimento a seus pais e familiares”, alertou.

O conselheiro tutelar do município, Douglas Félix, também, explicou sobre o serviço que é oferecido pela instituição na cidade, para alertar a população local contra abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, principalmente aos pais, que  devem ficar atentos com seus filhos.

“É um trabalho de prevenção, mas as pessoas precisam ter consciência em realizar as denúncias dos casos. Os pais, mães ou responsáveis devem ficar atentos. Ás vezes, o abusador está dentro de casa, sendo uma pessoa próxima da vitima, um parente ou amigo. Não pensa que o abusador ou abusadora é uma pessoa de fora... Então, a campanha é séria e o Conselho Tutelar esta aí  para dar o suporte necessário  para população quando precisar de informações necessárias”,  orientou o conselheiro.

Participação

Na ocasião, ainda teve uma apresentação teatral sobre “Reflexos do Passado”, pela Companhia de Artes Municipal, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, e teve a direção da professora Sarah Martins, da Diretoria de Cultura. Ainda teve uma palestra com orientação  sobre o tema,  com o advogado Lucas Mascarenhas, coordenador  do Departamento de Direito e Núcleo da Prática Jurídica – Escritório Modelo de Advocacia, da Faculdade Eduvale.

Também, entre as autoridades que participaram no evento: o vereador José Galindo (PSB), representando a Câmara de Jaciara; a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, as conselheiras tutelares Márcia Moreira dos Santos e Marisa Pereira, a psicóloga do Centro  de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) da cidade, Karoline de Oliveira,  a delegada de Policia Civil Judiciária de Jaciara, Anna Marien, e o sargento Rocha da Polícia Militar, representando o tenente coronel Handson Freitas. 

Faça Bonito

O dia 18 de Maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.

Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. O dia 18 de Maio foi proposto em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil e nesta oportunidade que surgiu a ideia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.

Mais informações sobre a campanha Faça Bonito podem ser obtidas no site: www.facabonito.org

Veja mais fotos aqui.

Veja o video da  campanha institucionalhttps://youtu.be/ji5hxd4iyPY

 


Últimas Notícias