Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Cinco Comunidades Rurais Sao Beneficiadas Em Mais Uma Edicao Do Mutirao Rural Social Em Campo

DISTRITO DE CELMA: Cinco comunidades rurais são beneficiadas em mais uma edição do Mutirão rural – Social em Campo

Publicado em: 13 de Abril de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

Com o objetivo de facilitar a vida do homem e da mulher do campo, a Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Saúde e Agricultura promoveu  na terça-feira (11.04), mais uma edição do Mutirão Rural - “Social em Campo” no Distrito de Celma (60 quilômetros de distância do Centro de Jaciara).

O mutirão, que ocorreu entre 8h e 17h, na Escola Estadual Celestino Corrêa da Costa, beneficiou, além do Distrito de Celma, as comunidades União da Vitória, São Francisco, Renascer e 27 de Novembro. Mais de 30 serviços foram ofertados no local.

Cerca de 500 pessoas passaram na escola, onde receberam o atendimento médico, odontológico, oftalmológico (100 pessoas) – com a doação de óculos de grau e psicológico (com horário pré-agendado), vacinação, emissão de segunda via de documentos pessoais. Ainda: palestra, cadastro de bolsa família, corte de cabelo, distribuição de mudas, diversão para  a criançada, cadastro Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família, carteira da pessoa idosa, emissão 2ª via: certidão de casamento, nascimento e óbito).

A moradora do assentamento Renascer, Odete Bertulini, 67 anos, que participou pela primeira vez do mutirão,  aniversariou nesse dia e comentou  sobre um dos serviços ofertados no local.    “É a primeira vez que participo. Eu vim do assentamento Renascer. Eu estou gostando demais do atendimento  médico. A médica que me atendeu é muito boa”, disse.

Os moradores das comunidades que foram atendidos, contaram com o transporte para deslocamento, cedido pela Prefeitura e ainda receberam alimentação.

A prefeita Andréia, durante seu discurso na abertura do evento, ao lado  dos representantes de instituições e vereadores da cidade, falou que a iniciativa facilita o atendimento à população.

“Quem mora na região central tem facilidade a qualquer momento e tem o serviço oferecido, mas quem mora longe, fica um pouco mais difícil para o deslocamento... Contudo, temos a obrigação de levar esses serviços, por meio deste  mutirão organizado pela Assistência social e demais instituições parceiras. Então, o  nosso agradecimento a todos os parceiros como o Senar, Sindicato Rural, Sicred, Ministério Público Estadual, voluntários e outros, que contribuíram para realizar esta ação”, disse a gestora municipal.

A Secretária de Assistência Social, Sophia Russi, destacou o objetivo e os agradecimentos dos parceiros envolvidos que trouxeram os serviços às comunidades rurais.

“Estamos muito felizes com mais um mutirão de sucesso. Pois o nosso intuito é levar às famílias da zona rural, os serviços que as mesmas teriam mais dificuldades para ter acesso. Agradecemos a parceria de cada um de vocês”, disse a secretária municipal.

“São vários parceiros que trabalham conosco, além da grande parceria, claro, a gente não poderia deixar de agradecer a Prefeitura Municipal. Com diversos serviços de saúde, educação,  promoção social e outros. Hoje,  atendemos mais de duzentas e cinqüenta  pessoas, um número muito maior do que no ano passado. Se Deus quiser, vamos quebrar o recorde também de atendimentos, com mais de mil e duzentos atendimentos”, complementou o supervisor regional do Senar-MT, José Eduardo Pio.

Quanto a capacitação aos moradores da zona rural, o representante ainda informou:

“Temos os treinamentos que são realizados em toda as comunidades, principalmente nos assentamentos rurais, dentro da área urbana também, tendo  a parceria com outras instituições públicas como a  secretaria  municipal de  Agricultura.

O evento contou  com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional Rural de Mato Grosso (Senar-MT), secretaria municipais de Educação, Saúde,  Agricultura, Infraestrutura e Urbanismo,   Sindicato Rural de Jaciara, Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Defensoria Pública,  Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura do Estado de Mato  Grosso (Fetragri-MT), Ministério Público de Mato Grosso (MPE-MT),  Junta Militar, Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros de Jaciara.

CONTATO- Mais informações sobre o “Social em Campo” da Assistência Social e Cidadania podem ser obtidas no telefone (66) 3461-5786.

Veja mais fotos aqui.