Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Fundo Municipal Do Idoso Beneficia Instituicao Filantropica De Jaciara Prefeitura Entrega Cheque Social

RESTITUIÇÃO DO IR: Fundo Municipal do Idoso beneficia instituição filantrópica de Jaciara; Prefeitura entrega cheque social

Publicado em: 29 de Março de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Amanda Cardoso

Uma boa noticia para a população jaciarense: a Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania e o Conselho Municipal da Pessoa Idoso, entregaram nesta terça-feira (28.03), um cheque social (recurso público de doação), no valor de R$ 207.375,00 (duzento e sete mil, trezentos setenta e cinco reais) para o Abrigo Sombra de Acácia, que atende 25  pessoas da melhor idade no município.

A solenidade de repasse do recurso ocorreu na sede da instituição filantrópica, que fica no bairro Vila Aurora, BR-364, entrada da cidade.

A destinação do aporte financeiro é oriundo do Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI), relativo ao recolhimento do Imposto Sobre a Renda (IR), autorizado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMDI),  conforme a  Lei Municipal nº 1995/2020 (ver aqui).

De acordo com o artigo VI, da lei municipal, as doações feitas por pessoas físicas  ou jurídicas deduzidas do  Imposto Sobre a Renda,  segue  fundamentos da  Lei Federal nº 2.213/2010. Atualmente, o percentual de desconto do valor doado pelo contribuinte é 3%.

O cheque foi entregue em mãos ao presidente do Abrigo, Ali Ahamad Taifour, pelas seguintes autoridades municipais: a prefeita Andréia Wagner (PSB); a vice-prefeita Zila Bruschetta; a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Sophia Russi; além da presidente do CMDI, Sidneia Soares, que participaram do ato de entrega.

“É muito importante o destino desse recurso aos idosos que vivem nesta instituição filantrópica. Porque vai contribuir para dar assistência ao local.     São idosos que se encontram em situação de vulnerabilidade, desprovidos de lar, e necessitam de cuidados e atenção especial. Com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, queremos priorizar esse público da nossa cidade,  que atualmente  são assistidos pela Assistência Social.  Hoje, temos aproximadamente  350 idosos que são acompanhados no município”, disse a gestora municipal.

“Tudo isso graças aos contribuintes da nossa cidade que doaram por meio da arrecadação do Imposto de Renda. Então, a Assistência Social, juntamente  com o Conselho Municipal do Idoso, fica feliz por beneficiar esta instituição filantrópica, que tanto necessita de cuidados para se manter. Agradecemos com muito carinho, porque acreditamos que isso faz diferença na vida dos idosos deste lar”, disse a secretária  da Assistência Social, Sophia Russi, que aproveitou para destacar sobre  o avanço dos projetos sociais no Conviver,  que vem  beneficiando a população jaciarense.

Segundo o Social, os assistidos da Sombra de Acácia, precisam de estrutura de atendimento melhor, adaptados e com equipamentos adequados.   “Semanalmente, eles recebem o atendimento no Centro de Atendimento dos Idosos, no Conviver, localizado no bairro Santo Antônio. Lá, ocorrem várias  atividades que são ofertadas, como hidroginástica (em outro local externo), baile, artesanato, caminhadas, passeios e outros”, completou.

“O recurso está chegando no melhor momento... Temos a certeza que será bem aplicado aos idosos que vivem aqui, principalmente  para a manutenção do espaço, compra de ventiladores, e para pagamento de outras despesas.  Lembrando a todos que, o abrigo depende de ajuda voluntária para se manter. E, quando vem uma iniciativa como essa é gratificante para nós”,  agradeceu o presidente da Sombra de Acácia,  Ali Taifour, que durante a entrega da doação, informou à imprensa local, que  o recurso  não veio antes  porque o abrigo tinha pendência de documentações necessárias, para o recebimento do beneficio público.

Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa - É um instrumento de natureza contábil, tendo por finalidade a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados a proporcionar o devido suporte financeiro na implantação, na manutenção e no desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados  à pessoa idosa no âmbito do município de Jaciara.  Também, é gerenciado pela Assistência Social e Cidadania a que se vincula o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, sendo de competência deste a deliberação sobre a aplicação dos recursos em programas, projetos e ações voltados à pessoa idosa.