Você está em: Início / Imprensa / Notícias / 1 Corrida Das Charmosas Celebra O Dia Internacional Da Mulher

DIA 8 DE MARÇO: 1ª Corrida das Charmosas celebra o Dia Internacional da Mulher

Inscrições revertidas em alimentos irão ajudar mulheres vítimas de violência doméstica, assistidas pela Secretaria de Assistência Social e Patrulha Maria da Penha.

Publicado em: 09 de Março de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

A animação tomou conta da mulherada de Jaciara na Praça Tamoios, durante a 1º Corrida das Charmosas, promovida pela Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio da Secretaria de Assistência Social e Escritório Social. O evento aconteceu na noite de quarta-feira (08.03), alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

O evento que também teve o olhar voltado ao social, arrecadou alimentos não perecíveis em troca de inscrições, com a finalidade de ajudar mulheres vítimas de violência doméstica, assistidas pela Assistência Social e Patrulha Maria da Penha.

Música, dança (zumba), ginástica e sorteios de brindes doados por vários parceiros às participantes, além de arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados para famílias carentes, foram as principais ações realizadas no local que ganhou o tom cor de rosa que vestiam as corredoras.

O evento contou com apoio do Departamento de Trânsito, além do projeto Patrulha Maria da Penha, desenvolvido pelo 28º Batalhão de Polícia Militar; da  Policia Judiciária Civil de Mato Grosso, da cooperativa Sicoob; do estabelecimento comercial Maria  do Gás; Tia Penha Machado, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros de Jaciara; e da Igreja Sal da Terra.

A prefeita Andréia Wagner (PSB), que prestigiou o evento ao lado de várias lideranças femininas para celebrar a data especial, falou do momento festivo.

“É uma grande festa da mulherada. Essa corrida representa o Dia Internacional da Mulher, uma ação para homenagear todas as mulheres da nossa cidade, que se gostam e se cuidam. Tudo isso feito com muito carinho pelo Escritório Social, sob o comando da assistente social Cátia Pasqualotto, que conseguiu reunir vários apoiadores para este momento”, disse Andreia Wagner.

“Estou muito feliz por este momento. Aproveito para agradecer a presença de todas as mulheres que participaram e abrilhantaram o evento desta noite. Também, de uma forma especial, a colaboração de todos apoiadores que ajudaram realizar a 1ª Corrida das Charmosas na cidade”, salientou a coordenadora do Escritório Social, Cátia Pasqualotto.

A dona Milta Gomes Ribeiro, 69 anos, moradora do bairro Santa Rita, disse que gostou de uma das atividades do evento.  “Não participei da corrida, mas dancei o zumba (dança), que há cinco anos participo desse projeto em Jaciara.  Me ajuda muito no desenvolvimento corporal. E, fico feliz por estar aqui e reunir com outras mulheres de Jaciara”, comentou a moradora.

A delegada de Policia Civil Judiciária de Jaciara, Anna Marien, que há pouco tempo atua no município, falou sobre a participação da instituição no evento.

“Estou muito feliz por representar a Policia Judiciária Civil de Mato Grosso nesse evento, juntamente com a Policia Militar, a Prefeitura, o Escritório Social e outros. Além de ver a praça cheia de mulheres que receberam o convite para a corrida e às atividades neste espaço público,  e hoje movimentam e celebram o Dia Internacional da Mulher”, disse a autoridade, que elogiou a organização do evento.

“Com a Patrulha Maria da Penha, iremos reforçar o trabalho da operação da Policia Civil Judiciária no mês de março, a fim de tentar coibir a violência contra mulheres, além de  tomar medidas preventivas e acompanhar procedimentos necessários para combater o ciclo da violência na região do estado”, finalizou a delegada.

O Dia Internacional da Mulher - É uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

Veja mais fotos aqui.