Você está em: Início / Imprensa / Notícias / POLITEC Suspende Temporariamente O Atendimento Para Emissao De RG

NOVA CARTEIRA : POLITEC suspende temporariamente o atendimento para emissão de RG

Mato Grosso emitirá um novo modelo de Carteira de Identidade, segundo a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).



Publicado em: 15 de Fevereiro de 2023
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Divulgação/TSE

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, comunica a população que os atendimentos no setor de identificação  para emissão de  RG ficarão  suspensos  entre os dias 13 de fevereiro a 3 de março deste ano, em razão da implantação  da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).  O serviço está previsto para retornar no dia 6 de março.  

“O objetivo é concluir todas  as solicitações realizadas  até a  última  sexta-feira (10.02). Assim,  vamos partir para uma nova fase,  a fim de adaptar ao novo sistema.  Não existirá mais um número de RG para cada Estado. Teremos   um número único de  Carteira de Identidade Nacional (CIN),  para todo país. Também, será válido aos países que integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul),  para acesso”, explicou  o responsável pelo setor de Identificação, Rodrigo Menacho, que no período de suspensão dos atendimentos, os servidores do setor estarão  em treinamento para adaptação ao novo sistema a ser implantado pela Politec, instituição do Governo de Mato Grosso.

“Quando o RG foi criado, ele seguia uma sequência de números  para cada estado, mas agora, a nova identidade  será unificada, e seu número será o número do CPF, além disso, terá as seguintes validades: 5 anos, 10 anos e prazo indeterminado a depender da idade da pessoa”, completou.    

Segundo o papiloscopista,  os RGs que foram solicitados até a última sexta-feira (10.02), terão validade até  2032.

Hoje, o setor de identificação atende a região do Vale do São Lourenço.  “São  cidadãos que  buscam o serviço e  residem na região do Vale do São  Lourenço, composto por pelos  municípios Juscimeira, São Pedro da Cipa, Dom Aquino e Jaciara”, finalizou.  

O prazo para emissão do RG no Estado atualmente varia de 30 a 40 dias.

Novo modelo - Unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF), auxiliando no combate à fraude, como por falsidade ideológica, e garantindo mais segurança para a população. 

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido, e a se enquadrar nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

Mais informações sobre a CIN podem ser obtidas no sítio oficial da POLITEC, link: http://www.politec.mt.gov.br/-/politec-inicia-implementacao-da-carteira-de-identidade-nacional-unificada

 


Últimas Notícias