Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Primeiro Escritorio Social Do Interior De MT E Inaugurado Em Jaciara

ASSISTÊNCIA SOCIAL : Primeiro Escritório Social do Interior de MT é inaugurado em Jaciara

Publicado em: 30 de Agosto de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Guilherme Rocha

Jaciara foi contemplada por mais um benefício social: o Escritório Social, projeto desenvolvido pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário  e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF-MT), do Poder Judiciário de MT em parceria com a Prefeitura Municipal, que foi inaugurado na manhã de sexta-feira (26.08), na Rua Ceci, nº 406, Bairro Santo Antônio.

O Escritório Social  visa garantir  os direitos e construir uma rede de apoio aos familiares e pessoas que estejam privadas de liberdade,prestes a sair do sistema prisional.

Na cerimônia de inauguração, o desembargador Orlando  Perry, supervisor do GMF,  falou do espaço que serve como instrumento de ressocialização que contribuirá ao município.

“ Esse instrumento propõe  trabalhar com os reeducando, voltados àqueles que  estão prestes a sair do sistema prisional seis meses antes.  Trabalharemos  com apoio de assistentes sociais e  psicólogos, a fim de fortalecer e dar assistência a eles e seus familiares, além de prepará-los  para que  possam ter meios  de trabalhar e garantir seus próprios sustentos”, explicou  a autoridade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O novo espaço será coordenado pela assistente social, Cátia Pasqualotto, que atuava na  Patrulha  Maria da Penha.

“É grande satisfação para nós de Jaciara em poder inaugurar o Escritório Social. Pois a prefeita Andréia viu a necessidade de ter esse espaço. Lembrando que, tivemos o apoio dos desembargadores e da equipe do GMF, que nos deram orientação para que os agentes públicos envolvidos nessa iniciativa“, disse a primeira coordenadora do Espaço Social de Jaciara

“Estou muito feliz.  É  importante ter o Escritório Social. Porque feito um trabalho em conjunto com a Prefeitura de Jaciara, por meio da Assistência Social e Cidadania, e o  Poder Judiciário. Então,   aqui serão atendidas aos reeducandos  que estão na condição de finalizarem suas obrigações penais, além de seus  familiares,  para que  tenham assistência e serem inseridos na sociedade, como qualificação profissional e apoio social”  destacou a prefeita Andréia Wagner (PSB).

“É uma satisfação muito grande em ter o primeiro Escritório Social no interior de Mato Grosso.  A sociedade cobra, clama por Justiça,  falam dos índices de criminalidade para reduzirem. Mas essa contribuição do escritório vai repercutir nessa guerra. As  pessoas, às vezes, estão lá reclusas, e quando saem  não tem oportunidades e condições mínimas... Então, o Escritório Social visa essa humanização”, salientou  o juiz  da 3ª Vara Criminal de Jaciara,  Edinei Ferreira dos Santos.

Na cerimônia, também participaram os vereadores e secretários municipais e várias autoridades da cidade, como o diretor da Cadeia Pública de Jaciara; Ricardo Simplício,  além de  agentes públicos e membros do Conselho de Comunidade,  que receberam  certificados do curso de Metodologias sobre Escritório Social.