Ouvidoria Municipal

Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Instituicoes De Jaciara Participam De Palestra Sobre Metodologia Ao Escritorio Social

NOVOS CAMINHOS
Instituições de Jaciara participam de palestra sobre metodologia ao Escritório Social

Formação do GMF continua nesta sexta-feira (01.07) na Câmara de Jaciara, das 8h às 11h.

Representantes da Prefeitura de Jaciara e instituições do poder público participaram da reunião ampliada do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF), vinculado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que apresentou a  metodologia para criação do Escritório Social  no município.

A reunião foi realizada na última quarta-feira (29.06), no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, situado no Vila Planalto.

Na ocasião, teve uma palestra sobre o Escritório Social, proferida pela formadora de metodologia do GMF, Patrícia Bachega Soares, que representou  o desembargador Orlando Perri (supervisor) e o coordenador do GMF, juiz Geraldo Fernando Fidelis Neto.

O GMF é o responsável por disseminar a política do Escritório Social para o estado de Mato Grosso. O escritório já foi implantado nas Comarcas de Cuiabá e Mirassol do Oeste. Agora, será instituído na Comarca de Jaciara, sendo a terceira cidade que beneficiará a população, conforme o termo de adesão entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Jaciara, recentemente, assinado pela prefeita Andréia Wagner (PSB).

“Estamos na fase de formação das equipes. Apresentamos de uma forma sucinta à comunidade de Jaciara, sobre a metodologia sobre o Escritório Social. É um equipamento público que é compartilhado aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Pois há uma fiscalização ao serviço e  compartilhamento de informações voltadas à assistência e novos caminhos às pessoas egressas, ou seja, são pessoas que estão na condição de  seis meses para saírem do sistema prisional e seus familiares. Então, com o Escritório,  eles poderão receber a assistência  por meio de  ações como empregabilidade, apoio psicológico, qualificação profissional, suporte à documentação e outras”, explicou a formadora de metodologia do GMF,  Patrícia Bachega, que informou que a equipe técnica do grupo terá agenda nesta quinta-feira (30.06) no Centro de Eventos, e sexta-feira (01.07) na Câmara de Jaciara, para orientar os representantes das instituições do município.

Para o defensor público de Jaciara, Vinícius William Isny Fuzaro, da área de defesa criminal, a parceria do TJMT com a Prefeitura de Jaciara, trará  acolhimento e  oportunidades de trabalho às pessoas egressas e seus familiares.   Essa iniciativa é muito importante, porque tanto para as pessoas  egressas e aos seus familiares serão beneficiadas. Pode trazer oportunidade de trabalho, dignidade, acolhimento às essas pessoas. E quem ganha é sociedade em geral. Apesar do cometimento de crimes, pois a nossa construção é prescrever a liberdade”,  comentou  o defensor público, ao citar sobre direitos e deveres dos cidadãos.

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Lucilei Alves, falou da importância da orientação técnica do GMF aos servidores públicos da  pasta, que vão  colaborar e acompanhar a implantação do escritório no município.  “É importante para que toda a equipe da Assistência Social possa entender  a metodologia  do escritório Social, sendo ele mais um equipamento de atendimento e acolhimento das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para as políticas públicas estaduais e municipais, nesses  dois dias de formação”, disse a gestora.

Também participaram no encontro, representantes do CREAS; Priscila Lima (psicóloga), Adriana Silva (psicóloga), Gislene Cardoso (Assistente Social); a coordenadora do CRAS, Sidineia Lima, a secretária executiva dos Conselhos Municipais,  Suely Regina, a coordenadora do Sine, Naiara Mota, além da  assistente social Cátia Pasqualotto, da  Patrulha Maria da Penha,   que será a coordenadora do Escritório Social, dentre outros representantes da sociedade civil .

Veja mais fotos aqui.

Publicado em 01/07/2022