Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Instituicoes De Jaciara Participam De Palestra Sobre Metodologia Ao Escritorio Social

Assistência Social


NOVOS CAMINHOS
Instituições de Jaciara participam de palestra sobre metodologia ao Escritório Social

Formação do GMF continua nesta sexta-feira (01.07) na Câmara de Jaciara, das 8h às 11h.

Representantes da Prefeitura de Jaciara e instituições do poder público participaram da reunião ampliada do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF), vinculado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que apresentou a  metodologia para criação do Escritório Social  no município.

A reunião foi realizada na última quarta-feira (29.06), no Centro de Eventos Jovelina Maria de Almeida, situado no Vila Planalto.

Na ocasião, teve uma palestra sobre o Escritório Social, proferida pela formadora de metodologia do GMF, Patrícia Bachega Soares, que representou  o desembargador Orlando Perri (supervisor) e o coordenador do GMF, juiz Geraldo Fernando Fidelis Neto.

O GMF é o responsável por disseminar a política do Escritório Social para o estado de Mato Grosso. O escritório já foi implantado nas Comarcas de Cuiabá e Mirassol do Oeste. Agora, será instituído na Comarca de Jaciara, sendo a terceira cidade que beneficiará a população, conforme o termo de adesão entre o Poder Judiciário e a Prefeitura de Jaciara, recentemente, assinado pela prefeita Andréia Wagner (PSB).

“Estamos na fase de formação das equipes. Apresentamos de uma forma sucinta à comunidade de Jaciara, sobre a metodologia sobre o Escritório Social. É um equipamento público que é compartilhado aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Pois há uma fiscalização ao serviço e  compartilhamento de informações voltadas à assistência e novos caminhos às pessoas egressas, ou seja, são pessoas que estão na condição de  seis meses para saírem do sistema prisional e seus familiares. Então, com o Escritório,  eles poderão receber a assistência  por meio de  ações como empregabilidade, apoio psicológico, qualificação profissional, suporte à documentação e outras”, explicou a formadora de metodologia do GMF,  Patrícia Bachega, que informou que a equipe técnica do grupo terá agenda nesta quinta-feira (30.06) no Centro de Eventos, e sexta-feira (01.07) na Câmara de Jaciara, para orientar os representantes das instituições do município.

Para o defensor público de Jaciara, Vinícius William Isny Fuzaro, da área de defesa criminal, a parceria do TJMT com a Prefeitura de Jaciara, trará  acolhimento e  oportunidades de trabalho às pessoas egressas e seus familiares.   Essa iniciativa é muito importante, porque tanto para as pessoas  egressas e aos seus familiares serão beneficiadas. Pode trazer oportunidade de trabalho, dignidade, acolhimento às essas pessoas. E quem ganha é sociedade em geral. Apesar do cometimento de crimes, pois a nossa construção é prescrever a liberdade”,  comentou  o defensor público, ao citar sobre direitos e deveres dos cidadãos.

A secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, Lucilei Alves, falou da importância da orientação técnica do GMF aos servidores públicos da  pasta, que vão  colaborar e acompanhar a implantação do escritório no município.  “É importante para que toda a equipe da Assistência Social possa entender  a metodologia  do escritório Social, sendo ele mais um equipamento de atendimento e acolhimento das pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares para as políticas públicas estaduais e municipais, nesses  dois dias de formação”, disse a gestora.

Também participaram no encontro, representantes do CREAS; Priscila Lima (psicóloga), Adriana Silva (psicóloga), Gislene Cardoso (Assistente Social); a coordenadora do CRAS, Sidineia Lima, a secretária executiva dos Conselhos Municipais,  Suely Regina, a coordenadora do Sine, Naiara Mota, além da  assistente social Cátia Pasqualotto, da  Patrulha Maria da Penha,   que será a coordenadora do Escritório Social, dentre outros representantes da sociedade civil .

Veja mais fotos aqui. 

Publicado em 01/07/2022

Fonte: Everaldo Galdino/Ascom



Últimas Notícias

2022 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000