Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Jaciara Reativa Projeto Pre Jovem E Adolescente Visando Acoes De Enfretamento A Problemas Sociais

ASSISTÊNCIA SOCIAL : Prefeitura de Jaciara reativa projeto “Pré-Jovem e Adolescente” visando ações de enfretamento a problemas sociais

Publicado em: 08 de Abril de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Mário Márcio/Ascom

A Prefeitura de Jaciara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, reativou o projeto “Pré-Jovem e Adolescente”, que visa o atendimento aos adolescentes da faixa etária de 14 a 17 anos, com a finalidade de promover ações de enfretamento a problemas sociais.

Entre elas: violência, discriminação, drogas, bullyng, depressão, suicídio, primeiro emprego, qualificação profissional, transgressões disciplinares e saúde mental.

A cerimônia da reedição do projeto foi realizada no espaço Conviver, situado no bairro Santo Antônio e contou com a presença da prefeita Andréia Wagner (PSB) e da secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Sophia Russi

“Hoje, estamos começando os trabalhos do projeto Pré-Jovem e Adolescente, com toda equipe da Assistência Social e Cidadania, sob gestão da secretária Sophia. Lembrando que, daremos a continuidade do trabalho que foi desenvolvido na época, quando fui secretária municipal de Assistência Social, durante a gestão do ex-prefeito Max Russi. Esse projeto está no nosso plano de governo e vamos ampliá-lo para oferecer várias atividades sociais e culturais para os adolescentes da nossa cidade”, disse a prefeita Andréia Wagner, no local.

“O objetivo do projeto é garantir espaços de convivência, formação para a participação, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia dos adolescentes, a partir dos interesses, demandas potencialidades. As atividades serão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas”, explicou a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Sophia Russi.

O projeto propõe atender cerca de 40 adolescentes.  Além disso, conta também com os seguintes parceiros: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fia),  Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer,  Centro de Referência Especializado em Assistência Social – (CREAS), Ministério Público Estadual (MPE), Vara da Infância, Conselho Tutelar,   universidades públicas e privadas, além de outros órgãos públicos.

OFICINAS - No primeiro momento, a pasta do governo municipal pretende promover as seguintes oficinas para o público adolescente.  São elas: Orientação Social, Cidadania e Meio Ambiente, Maquiagem, Informática, Artes e Artesanato, Expressão Corporal, Música, Dança, Futebol, Voleibol,  Atividades Lúdicas e Brincadeiras, Incentivo à Leitura e Escrita e Valorizar a Vida.

Vale lembrar, que o projeto foi criado durante a gestão do então prefeito e hoje, deputado estadual, Max Russi. À época, o projeto era coordenado pela ex-primeira-dama, ex-secretária de Assistência Social e, atualmente prefeita do município, Andréia Wagner.

CONTATO - Mais informações sobre o Pré-Jovem e Adolescente pode ser obtidas no telefone (66) 3461-4761.