Ouvidoria Municipal

Assistência Social

VALORIZAÇÃO DA VIDA: Social promove palestra alusiva à campanha Setembro Amarelo

O encontro foi voltado aos alunos das escolas públicas do município e contou com a participação da secretaria-adjunta de estado de Direitos Humanos

Humor depressivo, sensação de tristeza , autodesvalorização, automutilação e sentimento de culpa, são alguns dos sintomas provocados pela depressão e assunto da palestra desta terça-feira (28), realizada no Centro de Eventos, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Jaciara, em parceria com a Secretaria-adjunta de Estado de Direitos Humanos, da Setacs.

O evento é alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio  - "Agir Salva Vidas" e seguiu todos os protocolos preconizados pelos órgão de saúde. O encontro abordou os temas "A Prevenção do Suicídio em Diferentes Fases da Vida" e "Jovens, Sofrimento Psíquico e Suicídio", com os psicólogos Benetido Wanclei, da Secretaria Municipal de Educação e Lierson Fernando Vilalba Silva, terapeuta clínico e psicólogo.

A prefeita Andréia Wagner, participou do evento e destacou a importância dos alunos procurarem ajuda profissional e falou sobre o atendimento multidisciplinar realizado pela Secretaria Municipal de Educação, além do serviço psicológico prestado por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Jaciara e pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

"Precisamos estar atentos aos sintomas da depressão. Precisamos cuidar mais um dos outros e buscar ajuda profissional para sair dessa bolha que pode levar à morte. Nós, enquanto Poder Público, estamos de braços abertos para vocês e com equipes preparadas para atendê-los", enfatizou a gestora, que também já respondeu pela Assistência Social de Jaciara, por pelo menos uma década.

Já o secretário-adjunto de Direitos Humanos, o advogado Kennedy Marques Dias, destacou a importância de promover ações como esta voltadas à prevenção e acolhimento,  afim de que pessoas acometidas por esse tipo de doença, recebam a ajuda necessária para se reintegrar ao convívio social.

"Palestras como esta, salvam vidas. O intuito deste encontro hoje, é justamente trabalhar o negativo da pessoa com depressão que não escolhe raça, condição financeira, muito menos credo religioso", ressaltou Kennedy.

Participaram também do evento, a superintendente de Apoio e Defesa dos Direitos Humanos, Marianne Oliveira e a coordenadora do Centro de Referência dos Direitos Humanos de Cuiabá, Katyele Martins.

Publicado em 28/09/2021