Você está em: Início / Imprensa / Notícias / CONTRA A VIOLENCIA Encerramento Do Agosto Lilas Reune Autoridades E Populacao

ASSISTÊNCIA SOCIAL: CONTRA A VIOLÊNCIA: Encerramento do Agosto Lilás reúne autoridades e população

Evento contou com a participação do Corpo Musical da Polícia Militar de MT e seguiu todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, estabelecidos pela Saúde.

Publicado em: 26 de Agosto de 2021
Texto: Ascom
Foto: Vitor Ficchio

A Prefeitura de Jaciara realizou na noite desta quarta-feira (26), o encerramento da Campanha Agosto Lilás de Conscientização pelo Fim da Violência Doméstica Contra a Mulher. A solenidade realizada no Centro de Eventos da cidade, contou com a participação popular, autoridades que integram a rede de proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além da população que marcou presença no local.

Uma peça teatral dirigida pelo secretário-adjunto de Cultura, o dramaturgo Vinícius Moura, chamou a atenção do público presente. A apresentação evidenciou o cotidiano de uma relação aparentemente saudável, mas que no fim era regada pela submissão, posse, agressões, falta de amor próprio, baixa autoestima e que terminou em tragédia. Contou, ainda, com um monólogo da consteladora familiar, Sirlei Theis, que  emocionou a platéia.

A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), destacou a importância da parceria com os órgãos públicos do município no combate a violência e assegurou que na cidade, existe amparo à essas vítimas. Suporte que é oferecido por meio da Patrulha Maria da Penha de Jaciara, que tem como apoiadores as polícias Militar e Civil, Sala da Mulher, Poder Judiciário e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

"A Prefeitura de Jaciara, por meio da Assistência Social, abraçou esta causa e não trabalha sozinha, existe uma rede de proteção capacitada, e que envolve a PMMT, Civil, Judiciário. Além disso, oferecemos vários programas sociais de inserção dessas mulheres e sua família, alvo de agressores. Nossas mulheres não estão sozinhas", assegurou a gestora.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), que também participou do evento destacou a importância da aplicabilidade de leis que puna o agressor e garanta o máximo de proteção possível às vítimas. Uma das mais recentes, inclusive, puni financeiramente o agressor que terá que  ressarcir  aos cofres públicos as despesas previdenciárias  e de saúde relativas  ao ato praticado.

“Quem agride mulher tem que pagar pelos seus atos, não só pelas vias judiciais, mas também financeiras”, defende o parlamentar.

A solenidade também contou com o alto astral e a simpatia do Corpo Musical da Polícia Militar, que animou o público que compareceu ao Centro de Eventos de Jaciara. O grupo musical da PMMT ganhou destaque no cenário nacional por se destacar na modernidade, vídeos compartilhados nas redes sociais com musicas atuais  que já passaram de dois milhões de vizualizações. Foram também destaque, nas apresentações feitas a pacientes de hospitais e que chamou a atenção de artistas musicais como Gustavo Lima e o ex-BBB Rodolfo.

Participaram também do evento: juiz de Direito da Vara de Família, Comarca de Jaciara, Pedro Flori Diniz Nogueira, Promotora de Justiça,Cássia Vicente Miranda Hondo, Presidente da Câmara de Jaciara, vereador Clóves, vereadores professora Simone, Jezualdo, Zilmar e Claiton Godoy, Delegado de Polícia Judiciária Civil de Jaciara, Dr. Ricardo de Oliveira Franco, Comandante da 9ª Cia Independente de Bombeiro Militar, Capitão Bombeiro Militar, Marcus Vinícius.

Ainda, a Secretária de Assistência Social - Sophia Russi, Comandante do 5º Batalhão PMMT, Tenente-coronel Cândido Moreno, Coordenadora Estadual da Patrulha Maria da Penha, Tenente-coronel Emirella Martins, Coordenadora da Patrulha Maria da Penha em Jaciara, Tenente Ana Alice Soares Santos, Coordenadora da Sala da Mulher de Jaciara, assistente social Cátia Moura, representante do PSB Mulher Nacional, Francileide Fontanelli Passos e a Consteladora Familiar, Sirlei Theis.