Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Conselho Tutelar E Creas Alertam Populacao Sobre Abuso E Exploracao De Criancas E Adolescentes Em Jaciara

ABUSO E EXPLORAÇÃO: Conselho Tutelar e Creas alertam população sobre abuso e exploração de crianças e adolescentes em Jaciara

Se lembrar é combater, esquecer é permitir. Denuncie. Disque 100. Ligue para o Conselho Tutelar da sua cidade.

Publicado em: 26 de Maio de 2020
Texto: Assessoria de Imprensa

O Conselho Tutelar e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Jaciara, nesse período de pandemia, fazem um alerta às crianças e adolescentes que podem estar confinados com seus abusadores.  Na Semana Nacional do Combate e Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual, os órgãos reforçam os contatos para denunciar esses casos: (66) 9.9987-8700 (plantão 24 horas) ou (66) 3461-3011 (funcional).

A conselheira tutelar Ester Schuenquener explica que, por conta das medidas sanitárias de combate ao coronavírus, neste ano as ações do dia 18 de Maio, que todos os anos a rede de proteção fazia para prevenir as crianças e adolescentes desses crimes perversos, não foram realizadas. Mas, todas as denúncias são atendidas, indo aos locais com os cuidados como manter distanciamento, uso de máscara, álcool e luvas.

“Nesse ano não estaremos nas ruas em marchas, nem palestrando em escolas, mas bem atentos. Estamos nas redes sociais, divulgando sobre a nossa campanha, reforçando que todos os dias é dia de proteção e prevenção, pois a cada hora criança e adolescentes são vítimas de abuso sexual no nosso país”, explicou o Conselho Tutelar.

Em Jaciara, segundo dados do Conselho Tutelar, foram registrados de janeiro a maio dois casos. Já durante todo o ano de 2019, foram atendidos 10 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes, só em maio do ano passado foram quatro casos.  Nesses atendimentos, os conselheiros conta coma rede de apoio que engloba Policia Militar, Policia Civil, Judiciário, Ministério Público e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Assistência Social.

“Sabemos que a maior parte dos casos e ocorrências de abuso sexual contra crianças e adolescentes acontecem com alguém dentro da própria casa, acontece com alguém que eles confiam muito. E nesse período, o que a gente percebe é a falta de paciência, onde os filhos estão ficando mais dentro de casa, com isso o aumento de conflitos familiares. Isso tudo vai passar, é só ter paciência e cuidados”, relata Ester.

Abuso e Exploração

Que todo tipo de contato com criança e adolescente com ou sem consentimento é abuso sexual, porque o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n° 8.099/1990, reconhece que essas meninas e meninos não possuem o discernimento para responder por suas escolhas sexualmente.

Já a Exploração Sexual diferencia do abuso porque envolve uma troca comercial. O qual também é crime contra infância, contra a saúde de nossas crianças e adolescentes, contra o seu direito a dignidade.

Sinais

É de suma importância, expor aqui, que os adultos estejam alertos aos sinais, analisar quando uma criança muda repentinamente de comportamento, quando aparece com atitudes agressivas, quando a criança tem picos de depressão, de tristeza, de descontentamento, de crises de choros incontroláveis, pois algo de errado esta acontecendo, algum segredo essa criança esta guardando.

Membros Conselho

Ester Shuenquener, Ilda Augusto da Silva, Janaína Moura, Maria Vera Alves e Márcia Moreira Santos. E durante o período do enfrentamento, o órgão contou com colaboração do suplente Douglas Félix.