Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Secretaria De Assistencia Social Finaliza A Campanha Agosto Lilas No Espaco Conviver

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Secretaria de Assistência Social finaliza a campanha Agosto Lilás no espaço Conviver

Publicado em: 30 de Agosto de 2019
Texto: ASCOM-PMJ
Foto: ASCOM/PMJ

Com o propósito de ajudar a combater à violência contra a mulher e incentivar o maior número de vítimas a denunciarem os seus agressores, o Governo de Jaciara, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu, na manhã desta sexta-feira (30), a palestra "Conhecendo a Violência de Gênero e a Lei Maria da Penha", no Espaço Conviver. O tema foi abordado pela professora, advogada e doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais, Ana Emília Iponema.

A doutora explicou o que é a violência de gênero, falou sobre a violência contra a mulher, violência doméstica familiar e a Lei Maria da Penha. "Precisamos levar informação e conhecimento para homens e mulheres para que, tendo uma nova mentalidade, através da educação haja uma mudança de comportamento e em conseqüência a diminuição da violência contra a mulher", ressaltou.

O evento marcou a finalização das atividades alusivas à Campanha Agosto Lilás e contou com a participação de cerca de 80 mulheres, dentre elas representantes do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Secretarias de Saúde e Educação e, claro, as participantes dos projetos da Assistência Social.

A presidente do CMDM de Jaciara, Ester Assalim, comentou que é de suma importância discutir os direitos das mulheres e acrescentou que é preciso ampliar essa discussão. "É preciso estender esse assunto nas escolas e instituições para discutir esse aumento significativo do feminicídio e da violência de forma geral. Sabemos de avanços no âmbito de legislação e, no entanto, vemos que os índices não estão reduzindo, então é necessário que a sociedade discuta, debata, para que esses números possam reduzir mais e mais", disse.

"É importante sim falarmos sobre a violência contra a mulher, falar sobre a autoestima, porque muitas vezes as mulheres sofrem caladas. No primeiro semestre foram 44 homicídios no  Estado de Mato Grosso, isso porque as denúncias aumentaram, antigamente as mulheres sofriam caladas e hoje elas já estão denunciando. Para você mulher que sofre qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, denuncie, não se cale", comentou a primeira-dama, Luciana Cristina.

Clique na Imagem para Ampliar!