Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Encontro De Fortalecimento Da Rede De Atendimento A Crianca E Ao Adolescente Do Vale Do Sao Lourenco

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Encontro de Fortalecimento da Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente do Vale do São Lourenço

Publicado em: 12 de Maio de 2017
Texto: ASCOM/PMJ
Foto: ASCOM / PMJ

A Prefeitura Municipal de Jaciara, por meio da Secretaria de Assistência Social com apoio do Conselho Tutelar promove o “Encontro de Fortalecimento da Rede de Atendimento a Criança e ao Adolescente do Vale do São Lourenço”, nos dias 25 e 26 de maio, às 7h30 no Centro de Eventos.

O evento tem como objetivo promover formação, discussão e troca de experiências entre os conselheiros tutelares, Conselho de Direitos, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), representantes da Educação, Saúde, Assistência Social, Polícia Militar, Polícia Civil, Jurídico, Ministério Publico.

A capacitação será ministrada pela professora de educação infantil e alfabetização Maduca Lopes, que tem ampla experiência na área. Atuou como ex-conselheira tutelar por três mandatos na cidade de Pouso Alegre (Minas Gerais), foi representante do Fórum Estadual de Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares, fundadora e presidente da Escola de Pais de Pouso Alegre, dentre outras funções.

1º dia

07:30- Inscrição no Centro de Eventos

08:15- Abertura;

09:00- Vídeo: “ Cuida de Mim”; reflexão sobre o vídeo;

09:15- Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

10:00- Intervalo para o café

10:15- Atribuições do Conselho Tutelar; Análise do artigo 131 1 136;

11:30- Tempo destinado a perguntas e esclarecimento de dúvidas;

12:00- Intervalo para o almoço;

13:30-O Conselho Tutelar e a escola “ Aparando as Arestas”

-quando a escola deve acionar o Conselho Tutelar,

-como detectar sinais de violência doméstica entre os alunos,

-ato de indisciplina e ato infracional cometidos dentro da escola a quem recorrer?

-entre outros...

15:00-Intervalo para o café;

15:30-O Conselho Tutelar e a Rede de atendimento a criança e ao adolescente; Polícia Civil e Militar, Profissionais da saúde, Assistência Social,Promotoria, Judiciário, enfim profissionais que sejam envolvidos com a causa da criança e do adolescente;

17:00- Tempo destinado a perguntas e esclarecimento de dúvidas;

18:00- Encerramento vídeo: “O pacote de bolachas”.

2º dia

08:00-Abertura;

09:00-O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; análise profunda do papel deste órgão dentro do Sistema de Garantia de Direitos;

10:15- Intervalo para café

10:30-FIA (Fundo da Infância e Juventude);

11:30-Tempo destinado a perguntas e esclarecimento de dúvidas;

12:00- Intervalo para o almoço;

13:30-Recursos do FIA, como aplicá-los de forma a minimizar as demandas em relação a criança e ao adolescente;

14:30-Vídeo “O Barco” momento de reflexão sobre o vídeo;

15:00- Intervalo para Café;

15:30-Escola de Pais (um projeto que deu certo);

16:30-Tempo destinado a perguntas e esclarecimentos de dúvidas;

17:00-Encerramento.

Mais informações pelos telefones do Conselho Tutelar: (66) 3461-3011 ou 9 9225-7420