Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Pela Primeira Vez Elege Tres Delegadas Para Conferencia Nacional De Politicas Para Mulheres

IGUALDADE : Jaciara pela primeira vez elege três delegadas para Conferência Nacional de Politicas para Mulheres



Publicado em: 09 de Maio de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

Três mulheres jaciarenses, eleitas delegadas na etapa estadual, irão representar o município e o Estado de Mato Grosso na 4ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (4ªCNPM), que acontecerá entre os 10 e 13 de maio, em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Para o prefeito Ademir Gaspar de Lima é um orgulho para Jaciara, pela primeira vez na história do município, eleger três delegadas para a etapa nacional de uma conferência. A professora Ester Assalin e a advogada Oderly Lacerda irão representar a sociedade civil organizada, já a psicóloga Valquíria Amaral o Governo Municipal.

“A Conferência de Políticas para Mulheres é uma oportunidade que a sociedade tem, através das suas representatividades, para discutir assuntos relevantes como mais Direitos, participação e poder para as mulheres”, destaca o prefeito.

Segundo a delegada Ester Assalin, as etapas preparatórias aconteceram no âmbito municipal em junho de 2015, de onde foram convocadas para estadual e posteriormente a Nacional.

Graças a boa participação do município as três delegadas representadas na Conferência Estadual foram selecionadas para estarem representado Mato Grosso na Nacional. “Não são todos os municípios que tem essa representação, onde iremos somar vozes a outras 3 mil mulheres de 26 estados brasileiros”, ressalta Ester.

METODOLOGIA

Para orientar as discussões das políticas públicas, foram estabelecidos quatro eixos temáticos: “Contribuição dos conselhos dos direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades”; “Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios”; “Sistema político com participação das mulheres e igualdade”; e “Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres”. 

No período, ocorreram conferências municipais, estaduais, livres e governamental, que juntas, envolveram mulheres de diferentes segmentos, como das mulheres negras, com deficiência, indígenas, lésbicas, quilombolas, urbanas, do campo, das águas e das florestas, de aproximadamente 2.200 municípios, incluindo as capitais da maioria dos estados brasileiros.  

Durante os eventos, foram debatidas e aprovadas as propostas municipais e estaduais, relacionadas aos quatro eixos da 4ª CNPM, que serão levadas à etapa nacional, que ocorrerá em Brasília.  Os estados de Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins realizarão até o final de fevereiro as etapas estaduais da 4ª CNPM. 


Últimas Notícias