Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Confeccao De Brinquedos Pedagogicos E Artes Cenicas Farao Parte Do Projeto Recicloteca

SUSTENTABILIDADE : Confecção de brinquedos pedagógicos e artes cênicas farão parte do Projeto Recicloteca

Publicado em: 16 de Março de 2016
Texto: Márcio Fidélis/ Assessoria de Imprensa
Foto: Márcio Fidélis

Conhecer, explorar, manipular e promover a sustentabilidade por meio de confecção de brinquedos pedagógicos com materiais recicláveis são os objetivos do Projeto Recicloteca, o qual teve aula inaugural nesta segunda-feira (14), com os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Crás Zé Araçá e Santo Antônio. A iniciativa é da Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Elizabete Oliveira de Lima, os integrantes do SCFV através do projeto irão confeccionar diversos brinquedos e objetos utilizando diferentes materiais recicláveis, coletados por eles próprios, desta forma despertar a conscientização dos alunos que serão agentes multiplicadores dentro dos seus lares e vizinhança.

“Os resultados esperados são que os alunos aprendam desde pequenos sobre a sustentabilidade e a reciclagem, podendo ser feito com materiais que antes iriam para o lixo e também favorecendo a conscientização do professor para as diferentes estratégias pedagógicas que poderão ser utilizadas em sala de aula”, explica a secretária.

Os instrutores, Jean Alli, Lindaise Rodriguês e Rosa Racis, serão os responsáveis pelas oficinas de reciclagem, os quais facilitarão a aprendizagem aos alunos do projeto, que terão como missão montar duas unidades da Recicloteca nos Centros de Referência de Assistência Social, além da doação de parte da produção nas comunidades em que eles vivem.

Para o instrutor Jean Alli, a proposta visa não apenas o ato de aprender brincado na relação de ludicidade e aprendizado, a qual proporciona muito prazer aos alunos por se tratar de aprender brincando, mas também ter uma preocupação com o meio ambiente, tratando-o de forma sustentável ao conscientizar os alunos sobre a importância de manter preservados os recursos naturais.

“Teremos um sistema de pontuação que funcionará da seguinte forma. Os alunos escolherão o nome da Peça e o nome do Personagem Principal. Os nomes que forem escolhidos darão pontos aos alunos que foram escolhidos. Os alunos que cumprirem as atividades corretamente ganharão pontos Os mais Assíduos tudo ganham Ao final do ano os alunos com maior pontuação ganharão um prêmio. Os alunos farão o cenário da peça teatral sobre reciclagem, que será o evento final de conclusão do Projeto Recicloteca”, finaliza Jean.

Clique na Imagem para Ampliar!