Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura De Jaciara Capacita Novos Mestres Cucas No Ramo De Confeitaria

GASTRONOMIA: Prefeitura de Jaciara capacita novos mestres cucas no ramo de confeitaria

Publicado em: 28 de Agosto de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara
Foto: Márcio Fidélis

Forno, fogão e batedeira da Cozinha Única estão literalmente a todo vapor com a turma do Curso de Qualificação Profissional Confeiteiro, oferecido pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria de Gestão Social / Acessuas Trabalho. As aulas são ministradas com método de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

Segundo a secretária de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, o curso tem como objetivo desenvolver competências básicas relativas à fabricação de doces, bolos, tortas e similares, utilizando máquinas e equipamentos em conformidade com normas e legislações sanitárias, ambientais, de segurança no trabalho e da qualidade dos produtos.

“O curso terá duração de três meses (300 horas/aulas) onde estão sendo repassadas, pelas professoras Silvia e Mara, técnicas de boas práticas de manipulação de alimentos, saúde e segurança, falar bem para melhor atender, Código de Defesa do Consumidor, informações turísticas locais, matemática básica e formação de custo”, explica a secretária.

Já a parte específica do Curso de Confeiteiro tem as aulas práticas realizadas na padaria da Cozinha Única onde o pessoal todas as noites colocam a mão na massa para aprender, outros aprimorar, uma variedade de massas, tortas, docinhos, caldas, bombons, enfeites, pasta americana, cupcakes, dentre outros.

A secretária adianta que, em breve, a equipe da Gestão Social estará organizando um evento de encerramento do curso onde serão apresentados os novos mestres cucas aos empresários donos de restaurantes, balneários, padarias, lanchonete, dentre outros seguimento da gastronomia.