Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Gestao Social E Acessuas Trabalho Ultrapassam Meta De Cursos De Gratuidade Em Jaciara

CAPACITAÇÃO: Gestão Social e Acessuas Trabalho ultrapassam meta de cursos de gratuidade em Jaciara

Publicado em: 13 de Julho de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

Mais três turmas de cursos profissionalizantes, ofertado pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social/Acessuas Trabalho, foram encerradas nesta quinta-feira (09), com coquetel de confraternização no Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Zé Araçá. Na oportunidade, foi realizada uma mostra com peças confeccionadas durante os quase três meses das capacitações.

De acordo com a coordenadora do Acessuas Trabalho, Sueli Regina, os cursos finalizados na semana passada são Corte e Costura, Bordado a Mão e Auxiliar Administrativo, nas unidades do Cras Zé Araçá e Santo Antônio, todos com 160 horas/ aulas, ministrados pelo método do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MT).

“Desde janeiro deste ano a Gestão Social ofertou cerca 28 cursos profissionalizantes. Ainda estamos no meio do ano e já ultrapassamos a meta com os cursos de gratuidade. Já em 2014, foram realizados 40 capacitação profissional em diversas áreas. A previsão é encerrar o ano de 2015 com quase o dobro do ano passado”, destaca a coordenadora do Acessuas.

A aposentada Aparecida Munhoz Meneguetti, de 87 anos, foi uma das guerreiras que concluiu o curso de Corte e Costura, segundo ela foi apenas o início, que seu objetivo é aperfeiçoar ainda mais o aprendizado.  Uma das peças confeccionada por ela já estava sendo usada pela representante do Senac durante o evento, confeccionado em três dias.

“Adorei o curso. Para mim foi a coisa melhor boa que participei nos últimos tempos. Não sabia costurar nada e com os  ensinamentos da instrutora Neuza hoje já risco, corto e costuro. Posso fazer roupa para mim e meu esposo”, conta a senhora Aparecida.

O prefeito Ademir também participou do encerramento dos cursos e contou sobre a importância da capacitação na vida das pessoas e que foi através de um curso profissionalizante de artesanato em madeira que se tornou marceneiro profissional e em seguida empresário do segmento de móveis. “Estamos vivendo uma época muito exigente, quem não tiver qualificação profissional irá ficar fora do mercado de trabalho”, ressalta Ademir.

Segundo a secretária municipal de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, com a conclusão do Corte e Costura, Bordado e Auxiliar Administrativo, soma-se 28 cursos apenas neste ano de 2015. “No ano passado ofertamos 40 capacitações profissionais em diversas áreas, nosso objetivo para este ano é dobrar o número de atendimento, destacando que já ultrapassamos a meta com os cursos de gratuidade. Isso significa uma grande conquista para todos”, finaliza a secretária.

Clique na Imagem para Ampliar!