Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Espetaculo O Vermelho Alerta Contra O Abuso E Exploracao Sexual De Criancas E Adolescentes

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Espetáculo “O Vermelho” alerta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em: 28 de Abril de 2015
Texto: Márcio Fidélis / Ascom Jaciara

O projeto Teatro é Social oferecido pela Prefeitura de Jaciara por meio da Secretaria Municipal de Gestão Social brindará os jaciarenses neste mês de maio com dois espetáculos. Um deles é “O Vermelho” que será encenado pelos jovens atores do pólo CRAS Zé Araçá. As apresentações serão nos dias 20 e 21, com sessões matutina e vespertina, com entrada gratuita.

De acordo com o coordenador do “Teatro é Social” e autor da peça, Vinicius Moura, "O Vermelho", fará parte das ações do Creas alusivas a Semana Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que vai do dia 18 ao 22 de maio. O espetáculo é uma produção que promete emocionar o público na semana da campanha do enfrentamento do abuso e exploração sexual entre crianças e adolescentes.

“O tema é desafiador, como trabalhar o abuso sexual sem narrar superficialmente para que não caiamos no clichê, ou como aprofundar nesse, que é um tema tão delicado, por exemplo, como falar de abuso sexual sem encená-lo de fato? Daí surgiu o título da obra, “O Vermelho”, todas as vezes que o palco ficar vermelho e a nossa protagonista gritar por socorro contracenando com o agressor invisível, saberemos que ali está sendo retratado o abuso”, revela Moura.

A secretária de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, não esconde a satisfação e orgulho dos seus jovens atores, os quais são crianças e adolescentes que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). “É gratificante testemunhar a evolução dos nossos alunos do projeto, que no teste para a escolha dos personagens estavam tão tímidos e caldos e hoje estão irreconhecíveis com tanta desenvoltura no palco”, declara Elizabete.

O texto escrito pelo próprio Vinicius contou com uma ajuda muito especial para criar a trama desta história, sua própria mãe Rosângela Moura, responsável por alguns detalhes desta ficção, que retrata uma inocência pisada.

“O Vermelho é diferente de tudo que já fizemos, é um suspense. Conta a história de uma garota doce chamada Isabel que mora com sua irmã mais nova Ana, as quais perderam os pais num acidente e ficaram sob os cuidados do tio. Isabel se torna uma adolescente, e como toda adolescente, conhece o amor através de Pedro, com quem propõe namoro sem beijo até completarem a idade certa para viver juntos essa experiência, mas do dia pra noite Isabel se transforma numa garota arredia e estranha, deixa de ser doce e passa a ignorar o amor puro de Pedro”, adianta o diretor.

Na peça, os amigos de Isabel notam o comportamento diferente e tentarão tirar dela o motivo que a transformou, enquanto que ao decorrer das cenas Isabel começa a viver num verdadeiro inferno, calada e sozinha. Como ela vai sair dessa? Quem é o agressor? Por que Isabel usa Ana para justificar seu silêncio? Essas são as perguntas deixadas para serem descobertas quando todos assistirem a mais essa produção do CREAS.