Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Gestao Social Inicia Atividades 2015 Do PAIF Com Curso De Patch Aplique

Assistência Social


ASSISTÊNCIA SOCIAL
Gestão Social inicia atividades 2015 do PAIF com curso de “patch aplique”

As moradas da região assistida pelo Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Zé Araçá iniciaram nesta terça-feira (24) as atividades do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Os cursos destinados ao público adulto estarão disponíveis três vezes durante a semana nos períodos matutinos e vespertinos oferecidos pela Prefeitura de Jaciara através da secretaria municipal de Gestão Social.

O curso de Patch aplique será ministrado todas as terças-feiras, das 13 às 16 horas, no Cras Zé Araçá, com as orientações e técnicas ensinadas pela instrutora Neuza Lopes. Todas as quartas-feiras, as gestantes assistidas pelo CRAS poderão participar do curso de gestante, onde as alunas aprenderão a confeccionar seus próprios enxovais. E nas quintas-feiras, no período matutino, acontece o curso de pintura em tecido com a instrutora Kátia Soares Barbosa.

De acordo com a secretária de Gestão Social, Elizabete Oliveira de Lima, as atividades do PAIF têm o caráter continuado que objetiva fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes.

PAIF

Dentre os objetivos do PAIF, destaca-se o fortalecimento da função protetiva da família; a ruptura dos vínculos familiares e comunitários; a promoção de ganhos sociais e materiais às famílias; promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais; e o apoio a família que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

O Paif tem como público famílias em situação de vulnerabilidade social. São prioritários no atendimento os beneficiários que atendem aos critérios de participação de programas de transferência de renda e benefícios assistenciais e pessoas com deficiência e/ou pessoas idosas que vivenciam situações de fragilidade. 

Suas ações são desenvolvidas por meio do trabalho social com famílias, apreendendo as origens, os significados atribuídos e as possibilidades de enfrentamento das situações de vulnerabilidade vivenciadas, contribuindo para sua proteção de forma integral.

O trabalho social do Paif deve utilizar-se também de ações nas áreas culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço. As ações do Paif não devem possuir caráter terapêutico. 

Publicado em 24/02/2015

Fonte: Márcio Fidélis - Ascom Jaciara



Últimas Notícias

2022 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000