Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Equipe Volante Leva Atendimento De Qualidade A Familias Na Zona Rural

ASSISTÊNCIA SOCIAL: Equipe Volante leva atendimento de qualidade a famílias na zona rural



Publicado em: 12 de Setembro de 2014
Texto: Aline Bassanesi/Ascom Jaciara
Foto: Divulgação / Reprodução

A Prefeitura de Jaciara através do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) leva até as famílias de distante acesso o projeto do Governo Federal Equipe Volante. O projeto tem como objetivo levar os serviços de exclusividade do Cras até as famílias que fazem parte da zona rural do município.

De acordo com a assistente social do projeto, Queila Cardoso Gomes, os trabalhos estão sendo realizados em 11 regiões de difícil acesso, como assentamento São Francisco, 27 de Novembro, São Nicolau, Cachoeirinha, Cachoeirão, Lambari, Plano Piloto, Usina Pantanal, Pantanalzinho, Acampamento Nossa Senhora Aparecida e Acampamento União da Vitória. “Nós fazemos visitas e quando encontramos famílias em estado de vulnerabilidade, as encaminhamos para os serviços realizados pelo Cras”, explicou Queila.

O cronograma do projeto é feito semanalmente e quinzenalmente pela equipe responsável e atende em média mais de duas localidades por mês. Analisar as situações que se encontram as famílias pertencentes a zona rural e lhes proporcionar melhores atendimentos e qualidade de vida faz parte das prioridades da Equipe Volante, que busca criar uma igualdade entre zona rural e urbana.

A assistente social ainda ressalta que entre as ações realizadas pela equipe, encontram-se também cursos para qualificação profissional através do SENAR com parceria do Sindicato Rural de Jaciara, EMPAER e Secretaria de Agricultura e cursos do SENAC através do ACESSUAS, trazendo a qualificação mais perto desses moradores.

Através das pesquisas realizadas com as famílias, são oferecidos cursos e oficinas que se encaixam com o perfil e dia a dia dos moradores da zona rural. “Já oferecemos diversos cursos, como pintura, artesanato, Doma Racial, entre outros. Agora mesmo estamos ofertando uma oficina de Pet Work onde as alunas tem acompanhamento da professora e isso garante mais renda a essas famílias”, destacou Queila.

A equipe atuou durante todo o ano de 2014 composta pela Psicóloga Paula Karoline Sonsin e a Assistente Social Queila Gomes, que realizam o trabalho através de visitas domiciliares, encontros com as famílias das localidades atendidas, encaminhamentos para outros setores da rede de proteção social, como Saúde, Educação, INSS, entre outros.

O projeto Equipe Volante tem a finalidade de atender todo o âmbito rural do município e levar até esses moradores as ações e os programas que são ofertados pelo Cras, como serviços de Proteção e Atendimento Integral às Famílias e demais serviços de Proteção Básica. Garantindo o direito do cidadão de acordo com a Constituição de 88, onde zona rural e urbana tenham o mesmo atendimento.


Últimas Notícias