Prefeitura Municipal de Jaciara Caps de Jaciara realiza evento para simbolizar Dia da Luta Antimanicomial - Prefeitura Municipal de Jaciara

Caps de Jaciara realiza evento para simbolizar Dia da Luta Antimanicomial

Jaciara, 17 de maio de 2013

O Caps (Centro de Atenção Psicossocial) de Jaciara em parceria com a Prefeitura Municipal realizou nesta sexta-feira (17) o Dia da Luta Antimanicomial. Oevento que tem caráter de conscientização aconteceu no centro da cidade onde foram distribuídos panfletos informativos explicando como é feito o trabalho do órgão, além de uma exposição de trabalhos feitos pelos usuários.

Segundo a enfermeira do Caps, Ana Cristina Pinheiro Borges da Silva, o trabalho serve para levar informação desse dia de luta, além de mostrar um pouco dos serviços oferecidos pelo Caps de Jaciara “Queremos mostrar paras as pessoas a eficácia de um atendimento mais humanizado”, explicou.

Ela informou que no Centro são atendidas mais de 60 pessoas. “Aqui atendemos maiores de 18 anos com transtornos mentais, síndrome do pânico, depressão, ansiedade grave, usuários de álcool, cigarro, crack e outros tipos de drogas”, comentou.

O prefeito Ademir Gaspar de Lima está mantendo a estrutura da equipe, que já alcançou grande resultados. O grupo é formado por médico psiquiatra, enfermeiro, psicólogo, pedagogo, educador físico, assistente social, além de quatro profissionais que envolvem técnico de enfermagem, administrativo e artesãs.

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é comemorado em 18 de maio e foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios, em 1987.

Publicado em 17/05/2013

Fonte: Aline Bassanesi/Ascom