Prefeitura Municipal de Jaciara Prefeitura realiza aula inaugural do Projovem Trabalhador - Prefeitura Municipal de Jaciara

Prefeitura realiza aula inaugural do Projovem Trabalhador

Jaciara, 05 de março de 2013

Foi realizada na noite dessa segunda-feira (04), no auditório do Centro de Eventos “Jovelina Maria de Almeida” a aula inaugural do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Trabalhador). Incentivado pela administração municipal, em parceria com a Fundação para O Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado de Mato Grosso– Fundetc/MT, o projeto visa garantir ao adolescente a oportunidade de uma boa qualificação, além do incentivo na participação efetiva no mercado de trabalho.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o projeto unificou os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. A faixa etária foi ampliada para jovens entre 18 e 29 anos. Anteriormente, os programas atendiam aos jovens de 16 a 24 anos. Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de freqüência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.Podem participar do programa os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

De acordo com o coordenador do Projovem Trabalhador no Município, David Wilkerson,o objetivo é ampliar o atendimento aos jovens excluídos da escola e da formação profissional. “O programa permitirá que os jovens sejam reintegrados ao processo educacional, recebam qualificação profissional e tenham acesso a ações de cidadania, inserção no mundo do trabalho, esporte, cultura e lazer”, informou.

Em seu discurso, o presidente da Fundetec/MT, Ivo da Silva, destacou que apenas alguns municípios do Mato Grosso foram contemplados e Jaciara é um deles.

Para o prefeito Ademir Gaspar de Lima, acompanhado da secretária de Gestão Social do Município, Andréia Wagner Russi, esse é uma grande passo para um futuro promissor para os 200 jovens, que vão participar desses cursos profissionalizantes. Relembrando o tempo em que foi marceneiro, o chefe do Executivo Municipal salientou a importância da qualificação na formação humana e social. “Eu também fiz um curso de marcenaria e ele foi a alavanca pra o meu crescimento”, discursou Ademir, destacando a presença do professor do Curso de Marcenaria do Projovem Devanir Pereira dos Santos.

Publicado em 05/03/2013

Fonte: José Marques/Ascom