Prefeitura Municipal de Jaciara Mobilizações marcam semana de combate a exploração sexual - Prefeitura Municipal de Jaciara

Mobilizações marcam semana de combate a exploração sexual

Jaciara, 21 de maio de 2012

Mesmo com o Sarau Cultural tendo que ser adiado, devido ao mau tempo que ocorreu no final da tarde de segunda-feira (14), Jaciara seguiu firme na realização da Semana Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente.

“Como parte das atividades da campanha, alunos da rede pública de ensino receberam diversas orientações”, explicou a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Gilvânia Stefanello.

Ela informou que foram apresentadas sessões do filme “Um Olhar do Paraíso”, que retrata a história de uma criança que é assediada e morta pelo vizinho da família. O longa foi apresentado no auditório do Centro de Eventos para centenas de estudantes.

De acordo com o cronograma, blitz educativas também foram inclusas nas ações de combate, sendo uma realizada na quarta-feira (16), em frente ao Paço Municipal, e outra na sexta-feira (18), na BR -364, próximo a região do Chaleira Preta. Essa em parceria com a Prefeitura de São Pedro da Cipa. Em ambas foram feitas adesivagens em veículos e distribuição de panfletos informativos.

Segundo a assistente social, Alice de Siqueira Silva, a semana é de extrema importância, porque tem o objetivo de mobilizar a sociedade contra o abuso e a exploração dessas crianças e adolescentes. Elainformou que no ano passado o Creas registrou 17 casos de abuso e 2 de exploração no município.

Por sua vez, a psicóloga do Creas, Gilvânia Stefanello, salientou a importância do papel do setor na prestação de atendimento a jovens vítimas de violência. A coordenadora explica que o setor é como uma das portas de entrada das denúncias de abuso sexual. Por meio de uma equipe capacitada, o espaço oferece atendimento especializado, acolhendo, acompanhando e orientando.

Publicado em 21/05/2012

Fonte: José Marques/Ascom