Você está em: Início / Imprensa / Notícias / IV Conferencia De Assistencia Social

ASSISTÊNCIA SOCIAL: IV Conferência de Assistência Social

Publicado em: 22 de Julho de 2011
Texto: Aline Bassanesi/Ascom

Nos dias 21 e 22 de julho, a Secretária de Gestão Social em parceria com a Prefeitura Municipal de Jaciara realizou a IV Conferência de Assistência Social que visa a qualificação no serviço e a valorização dos trabalhadores.

A conferência teve abertura no Anfiteatro Celcita Pinheiro e se estendeu com a programação na Faculdade Eduvale, com apresentação de deliberações e projetos do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social)e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social). Na abertura o evento contou com a presença de diversas autoridades, como a primeira dama, Andréia Wagner Russi, o Secretário de Governo, Ademir Gaspar de Lima, a coordenadora do CREAS, Giovania Stefanelo e um representante e palestrante do Conselho Estadual de Assistência Social, Néio Lucio Monteiro Lima. Além disso, os participantes puderam prestigiar apresentações culturais e uma exposição com pinturas em telas e artesanatos. Trabalhos esses, realizados pelos adolescentes do CRAS e CREAS.

Segundo a primeira dama Andréia, esse evento é de extrema importância para a valorização dos profissionais, além de dar voz aos usuários dos programas de assistência social. “Estamos avaliando o passado e traçando o futuro. Acredito que mais recursos venham para atender esse foco da criança e do adolescente. Eu ainda quero ver isso, cidadãos descentes e preparados”, finalizou Andréia. O presidente da câmara dos vereadores, Adilson Costa França, também esteve presente no evento e aproveitou para parabenizar a Secretária de Gestão Social que realiza um trabalho muito importante para melhorar a vida da população.

A Conferência enfatiza bem a idéia de valorizar os trabalhadores para atender melhor os usuários, e dessa forma, criar políticas para acolher os que mais necessitam no município. De acordo com o secretario de Governo, Ademir Gaspar de Lima, o município de Jaciara respira uma fase de transformação no Estado, prova disso é que vemos um número bem alto de pessoas qualificadas com a Gestão Social, mais de 5 mil qualificações. “A Secretária de Gestão Social é uma das mais bem avaliadas. Tudo isso porque tem uma coordenação que faz um trabalho com responsabilidade, além de uma equipe que trabalha junto e sem medir esforços”, parabenizou.

Outro ponto ressaltado na Conferência é a implantação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). O SUAS agora é lei e se torna um direito político do cidadão, tornando o trabalho social mais valorizado. De acordo com Mônica Camolezzi, Articuladora Estadual do SUAS, a implementação do SUAS como lei é muito importante, isso porque ele se transforma em um sistema fundamentado no município, fortalecendo esse espaço de democracia e qualidade.