Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Prefeitura Promove Dia De Campo E Incentiva Producao Do Leite

DESENV. ECONÔMICO: Prefeitura promove Dia de Campo e incentiva produção do leite

Publicado em: 28 de Maio de 2012
Texto: José Marques/Ascom

A prefeitura de Jaciara está incentivando a implementação e ampliação da cadeia produtiva do leite no Vale do São Lourenço. Em parceria com o Banco do Brasil e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Vale do São Lourenço - EDUVALE, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município organizou o Dia de Campo, com a participação de dezenas de produtores leiteiros da região. O evento, que faz parte do Desenvolvimento Regional Sustentável, foi realizado no último sábado (26) na estância Rincão.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Milton Ferreira Júnior, a intenção é incentivar o pequeno produtor sobre as novas oportunidades de melhoria nos índices de produção, além de orientá-los sobre formas de financiamentos direcionados ao homem do campo. “A intenção é mostrar essas chances de negócios, buscando a sustentabilidade”, explicou.

O secretário especificou que o foco principal é estimular um aumento na cadeia produtiva do leite local, mostrando as raças de gado leiteiro Gir e Girolando da Estância 5 Estrelas. “Hoje mostramos essas raças, demonstrado as vantagens dessa criação, que atinge uma produção de até 40 litros por dia”, comentou.

João Augusto de Oliveira, que é proprietário da fazenda, mostrou como funciona sua propriedade. Ele destacou a importância dessa abordagem sobre tecnologia, genética e manejo adequado na produção do leite no Vale. “É muito respeitável que o produtor se atente ao local de ordenha e a diferença no manejo. Seguindo todas as regras todos terão sucesso”, alertou.

Para o produtor rural Antonio Ferreira as orientações recebidas são fundamentais para que o pequeno agricultor se anime na hora de investir e diversificar sua produção. “Esse evento foi muito bom para nós. Estou animado”, afirmou.

O Dia de Campo também contou com a participação de diversos agricultores e foi realizado em parceria com as empresas: Cooperativa Mista Agropecuária de Juscimeira Ltda (COMAJUL), Brasilac, Prefeitura de São Pedro da Cipa, Sindicato Rural de Jaciara, Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (INDEA), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Cooperativa de Desenvolvimento Rural do Vale (Coodervale) e Associação dos Produtores de Leite (Aproleite).

Segundo informações do médico veterinário do município, o doutor Yuri Caixeta, desde 2010 o município, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), desenvolve o Programa Balde Cheio.

Como parte do Plano de Desenvolvimento Rural, cujo um dos objetivos principais é diversificar a produção local, incentivando as famílias do campo, o programa incentiva o produtor a melhorar a genética do rebanho com a inseminação artificial e automaticamente ocasiona uma melhor produtividade do leite.