Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Inclusao De Aluno Com Deficiencia Auditiva Na Escola Do Campo

EDUCAÇÃO: Inclusão de aluno com deficiência auditiva na escola do campo

Publicado em: 12 de Abril de 2011
Texto: Marlene Gaio dos Santos/Sec. Educação

A educação escolar do aluno com surdez na sala de aula do ensino regular é um desafio que estamos demonstrando, por meio do trabalho dos profissionais que atuam na Escola Municipal Santa Rosa que abraçou a inclusão, sem restrições e incondicionalmente.

Segundo os profissionais da escola “estamos nos propondo a quebrar barreiras lingüísticas e pedagógicas que interferem na inclusão escolar do aluno com surdez”, através da formação na Sala do Professor.

Cabe ressaltar que estamos buscando a retaguarda do Atendimento Educacional Especializado em parceria com a Escola Estadual São Francisco no contra turno, duas vezes por semana na Sala de Recursos Multifuncional, onde há uma professora especializada.

Quanto ao trabalho pedagógico na escola comum, este se dá em um ambiente bilíngüe, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua dos Sinais e a Língua Portuguesa. Assim sendo, a Coordenação da Educação Especial, professora Marlene, organizou uma formação básica em Libras em parceria com a professora Denise, também profissional da Rede Municipal, que aconteceu nos dias: 04, 05,06 e 07 de abril na Biblioteca Municipal.

Na escola todos os profissionais que direta ou indiretamente trabalham com o aluno, devem focalizar-se nos seguintes aspectos: sociabilidade, cognição, linguagem (oral, escrita, viso-espacial), afetividade, motricidade, aptidões, interesses, habilidades e talentos. Todos os dados colhidos ao longo do processo e, demais avaliações relativas ao desenvolvimento do desempenho, cada um deverá ser refletido e transformado em estratégias para sala de aula, visando o melhor aprendizado possível do aluno.

A inclusão de pessoas com surdez na escola comum requer que se busquem meios para beneficiar sua participação e aprendizagem tanto na sala comum como no Atendimento Educacional Especializado. Conforme DORZIAT (1998), o aperfeiçoamento da escola comum em favor de todos os alunos é primordial. Mais que a utilização de uma língua, os alunos com surdez precisam de ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento e explorem suas capacidades, em todos os sentidos.

A Secretaria Municipal de Educação de Jaciara/MT vem implementando estratégias de apoio e acompanhamento pedagógico, para que a inclusão avance e tenham resultados positivos na rede.

*Marlene Gaio dos Santos é coordenadora da Educação Especial do Município