Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Audiencia Publica Para Discutir Implantacao De Escola Militar Em Jaciara Acontece Nesta Quinta 17

EDUCAÇÃO: Audiência Pública para discutir implantação de Escola Militar em Jaciara acontece nesta quinta (17)

Se aprovada, Escola Estadual Modelo dará lugar à Escola Estadual Militar Tiradentes



Publicado em: 17 de Outubro de 2024
Texto: Michele Soares | Ascom
Foto: Gabriel Bihain

Nesta quinta-feira (17.10), acontecerá uma audiência pública para discutir a possibilidade de implantação de uma Escola Estadual Militar Tiradentes em Jaciara.

A escola militar é mais uma proposta para a sociedade de Jaciara e tem uma organização pedagógica diferenciada, não só na questão das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como também com foco em três princípios, a disciplina, a autoridade e também o respeito à hierarquia dentro do espaço organizacional.

Nas escolas militares a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) é responsável pela equipe gestora e pela coordenação. Já a Seduc é responsável pelo projeto político pedagógico, pelos professores e pelo monitoramento e acompanhamento dos resultados e dos processos que ocorrem na escola.

Atualmente, há 23 escolas estaduais sob a gestão da Polícia Militar e outras quatro pelo Corpo de Bombeiros Militar, além de uma unidade cívico-militar efetivada em 2021, em Cáceres, somando 28 unidades militares. Seguindo o planejamento da Secretaria Estadual de Educação, Mato Grosso terá mais 30 novas escolas cívico-militares em 2025.

Das dez melhores notas do Ensino Médio em Mato Grosso no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, seis são escolas militares.

Todas as escolas implantadas em Mato Grosso atenderam pedidos das próprias comunidades nos municípios e das Prefeituras.

Em Jaciara, a audiência que discutirá a implementação da Escola Militar acontecerá a partir das 18 horas desta quinta-feira (17.10), na Escola Estadual Modelo Santo Antônio (Rua Irahy, nº 778 – Vila Santo Antônio). Caso seja aprovada a implantação, a Escola Modelo Santo Antônio será transformada em Escola Estadual Militar Tiradentes.

Toda comunidade está convidada a participar. Moradores dos bairros Santo Antônio, Guanabara, São Francisco, Clementina, Jardim Aeroporto, Jardim Aeroporto II, Planalto, Leblon, Jardim Aurora e Elias Domingos tem direito a voto.

Podem votar alunos a partir de 16 anos, pais ou responsáveis e servidores atribuídos na instituição. É necessário levar um comprovante de endereço e um documento original com foto.


Últimas Notícias