Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Participa Do Lancamento Da 3 Edicao Muxirum De Alfabetizacao De Jovens E Adultos

INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO: Jaciara participa do lançamento da 3ª edição Muxirum de Alfabetização de Jovens e Adultos

Publicado em: 28 de Março de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Mário Márcio, Amanda Cardoso e Seduc

Jaciara e demais municípios mato-grossenses como Colíder, Poconé, Campo Verde, São José do Rio Claro, Salto do Céu, Primavera do Leste, Nova Marilândia, Terra Nova do Norte, Barra do Garça e Cáceres, estão na lista  da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) que receberam investimentos do Programa MT Mais Muxirum, desde 2021, para alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso.

O programa, de iniciativa do governo estadual realizou o lançamento da sua 3ª edição na sexta-feira (24.03), no auditório da Seduc, em Cuiabá. Na ocasião, foi anunciado o investimento de aproximadamente  R$14, 6 milhões, para alfabetizar  cerca  de 23 mil pessoas em todas as regiões  do Estado em 2023. Segundo a Seduc, referente aos períodos de 2021 e 2022, os recursos somaram R$15 milhões.

Na cerimônia de lançamento, a prefeita Andréia Wagner (PSB), uma das autoridades convidadas para falar do programa, que estava acompanhada da secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, além das coordenadoras municipais do MT Mais Muxirum, disse às autoridades do governo estadual e  lideranças municipais que a iniciativa traz “inclusão social” para  mais de 560 pessoas em Jaciara.

“O Muxirum não é só um programa de alfabetização de jovens e adultos. É um programa de inclusão social, de oportunidade e de resgate da autoestima. É voltado ao ser humano”, disse, Andréia, ao felicitar a parceria entre o Estado e o Município”.

Na abertura, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reafirmou o compromisso de continuar investindo no programa, especialmente em Jaciara que cumpriu todas as metas de matrículas estabelecidas pela Seduc. “O governador Mauro Mendes entende que essa realidade (do analfabetismo) tem que ser mudada. Então, nesse ano, decidimos ampliar os investimentos para alfabetizar mais de 23 mil jovens e adultos de todos os municípios e Jaciara faz parte deste planejamento’’, assegurou.

“É um desafio e nós conseguimos com gratidão e sucesso, realizar o MT Mais Muxirum em Jaciara. Tivemos uma linda formatura, recentemente. Então,  ficamos felizes por ver os nossos alunos  concluírem  o estudo. Tanto que a equipe de professores é dedicada  na busca de mais estudantes  para o  programa",  disse a coordenadora municipal do MT Muxirum em Jaciara, Jô Maria Ferreira.

Matriculados em Jaciara– Em Jaciara, desde 2021, o programa de Educação atendeu cerca de 560 pessoas. No ano passado, 2022, foram 620 matriculados. Para este ano, tem expectativas de receber mais 600 alunos. Atualmente, são 61 turmas, para alfabetização na zona rural e urbana, e conta com o apoio de 32 professores capacitados.

Em dois anos do Programa Muxirum em Jaciara, o município conseguiu reduzir em 42% a taxa de analfabetismo local. O percentual corresponde a 2.200 pessoas. Destes 42%, 18% matricularam-se no Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O que significa que, deram continuidade aos estudos.

O objetivo do Mais MT Muxirum é erradicar o analfabetismo em Mato Grosso, beneficiando cidadãos com 15 anos ou mais que tiveram os seus estudos interrompidos por algum motivo. Mais de dez mil pessoas residentes em 136 municípios já se matricularam neste ano.

De acordo com o responsável pelo programa na Seduc, José Antônio Moreira, o Muxirum impulsiona a vida de milhares de mato-grossenses ao abrir uma janela que antes estava fechada. Em sua análise, a partir da alfabetização, a pessoa pode dar continuidade aos seus estudos e ser capaz de mudar toda a sua vida. “Não apenas o seu cotidiano, também a comunidade em que está inserida”.

Veja mais fotos aqui.