Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projeto Tempo De Semear Propoe Festival Estudantil

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: Projeto “Tempo de Semear” propõe festival estudantil

Iniciativa pretende levar conscientização ambiental à rede municipal de ensino.

Publicado em: 01 de Fevereiro de 2023
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

A prefeita de Jaciara, Andréia Wagner (PSB), o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Stallone Moura, a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, e o professor Jorge Antunes, da Escola Estadual Prefeito Artur Ramos, se reuniram na manhã desta terça-feira (31.01), para alinhamento  do projeto “Tempo de Semear”, desenvolvido pela rede estadual de ensino, desde 2011, no município.

“É um projeto bonito, idealizado pelo professor Jorge, que está à frente do viveiro implantado na Arthur Ramos, como modelo de educação ambiental. Isso para nós é uma grande satisfação pois a Prefeitura é parceira desta unidade escolar. E, este encontro com os secretários municipais, visa conhecer a proposta do professor para que possa ser aplicada nas escolas da rede municipal de ensino”, disse a prefeita Andréia.

O encontro foi na Sala Verde “Sandra Maria Amaral” (externa), criada exclusiva ao projeto, que tem o objetivo de trazer conscientização ambiental à comunidade escolar.

Na ocasião, a prefeita e as autoridades da Educação e do Meio Ambiente receberam o esboço do projeto, idealizado pelo professor Jorge, que trouxe novidades ao Executivo, que pode aplicar a iniciativa ambiental nas escolas da rede municipal de ensino.

“O que pretendemos é despertar a consciência, preservação e conservação ambiental.  Além disso, trazer a consciência para nossa cidade, que precisa ser cuidada.”,  enfatizou o professor Jorge Antunes.

Na ocasião, o professor e idealizador do projeto sugeriu a realização do 1ºFestival Estudantil Jaciarense de Produções Artísticas e Literárias, com  poemas, fotografias, desenhos e pinturas em tela com a temática, “Jaciara, Quem Ama Conserva e Preserva”.

Também, Jorge  mostrou o “Viveiro Tempo de Semear”, um espaço educador que fica na unidade escolar, onde é cultivado especies medicinais como, alecrim, manjericão, hortelã, boldo do Chile, crajuru, jurubeba e mudas nativas do bioma cerrado, jatobá, ipês, pitomba, igás, aroeira e espécies ornamentais para arborização, além de oiti, jacarandá e chapéu de napoleão.  O viveiro  não destina se apenas a produção de mudas, mas a prática da educação ambiental, onde alunos participam de todo processo do plantio das sementes até a sua distribuição às comunidades e aos espaços públicos.

Ainda, o projeto visa doar até três mudas para o cidadão plantar em residência, assim, contribuindo para uma Jaciara mais verde e sustentável.

“Agradeço toda equipe da escola Arthur Ramos e a prefeita Andréia, principalmente por contribuírem à iniciativa ecológica, como a distribuição de mudas pelo projeto Tempo de Semear, sendo importante parceria para nós”,  salientou o secretário municipal de Turismo,  Stallone Moura.