Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Participa Do Projeto Conectividade E Recebe Smartphones Do Selo Unicef

SOCIAL E EDUCAÇÃO: Jaciara participa do Projeto Conectividade e recebe smartphones do Selo Unicef

Publicado em: 07 de Dezembro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Ascom

O município de Jaciara é um dos participantes do Projeto Conectividade, desenvolvido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A ação, realizada em Mato Grosso em parceria com a Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios (APDM) e o Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRCMT), tem o objetivo de atender adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade econômica, assegurando a esses jovens o direito à educação por meio da inclusão digital.

As estudantes Kaine Lindalva Campos Silva, 16 anos, da Escola Estadual Milton Ferreira da Costa, e Gabriely da Silva Soares, 15 anos, da Escola Estadual Francisco Soares de Oliveira,  que participam do Núcleo de Cidadania Adolescente do Selo UNICEF e do Projeto Pré-Jovem, da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de  Jaciara, receberam o Kit Conectividade composto por um smartphone, bloco de anotações, cartão pré-pago para uso de internet por seis meses, uma mochila do tipo saco, e a cartilha QuemTaOn em apoio às suas atividades.

“Este celular veio em um bom momento e vai me ajudar muito no ensino da escola.  Também, vou poder acessar as redes sociais dos projetos do Social e da Educação, além do mais importante que é comunicar com meus pais e  amigos. Agradeço pela oportunidade!”, comentou a estudante Kaiane Silva.

O Conectividade trabalha com adolescentes matriculados em escolas públicas; com residência em local que existe cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet; não dispor de celular e pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet; estar inserido no NUCA e viver em família com renda per capita inferior a R$ 300,00.

“É mais uma parceria de sucesso, e ficamos felizes por esse projeto contemplar as moradoras da nossa cidade. São duas meninas estudiosas e dedicadas, que agora recebem esses aparelhos celulares.  Contudo, vão ajudá-las conectar na internet, de alguma forma, estarão mais estimadas a participarem de grupos de estudos, como o grupo do  Pré-Jovem e do Nuca”,  disse a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Sophia Russi, que entregou o benefício as jovens no ato de entrega, ocorrido na tarde de terça-feira (06.12) na sede da pasta, acompanhada da secretária de Educação, Márcia Cristina Ferreira, além da coordenadora municipal Unicef Jaciara, Ianara Tabosa.

“O projeto atua com base em informações sobre a desigualdade social à medida que 4,8 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 9 a 17 anos, não têm acesso à internet em casa (o equivalente a 18% dessa população), segundo dados da pesquisa TIC. Por meio do Projeto Conectividade, os adolescentes terão seus direitos de igualdade respaldados”, explicou a coordenadora.

Selo Unicef

O Selo Unicef foi criado para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

Ao aderir ao Selo, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao Selo UNICEF é espontânea.