Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Projeto Avalia Desempenho De Jaciara E Resgata Criancas E Adolescentes A Escola

SELO UNICEF: Projeto avalia desempenho de Jaciara e resgata crianças e adolescentes à escola

Publicado em: 22 de Novembro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Ascom

Uma equipe do projeto Busca Ativa Escolar e Selo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), formado por uma rede de instituições públicas de Mato Grosso e algumas do território nacional, visitou a sede da Secretaria Municipal  de Educação, onde avaliou o desempenho de Jaciara, que vem  cumprindo metas de sete resultados sistêmicos do selo educacional.

A articuladora do Social e Selo Unicef, Mércia Silva, que participa do grupo, explicou sobre a iniciativa da equipe  na cidade. “A partir do momento que a prefeita Andréia aceitou a adesão do Selo Unicef no ano passado, oportunizamos um programa de ações voltados  para implementação de políticas públicas à Educação. Então, viemos aqui para parabenizar o município, em razão da excelente gestão e por estar cumprindo com as ações, como os sete resultados sistêmicos que trabalhamos, entre elas, o Busca Ativa Escolar”, explicou a articuladora.

“É a segunda vez que o município atende a necessidade do Selo Unicef 2021/2024. Estamos  trabalhando com ações, para implementar políticas públicas, que venham atender e assegurar o  direito das crianças e dos adolescentes.   Hoje, especificamente, estamos falando do Busca Ativa Escolar, que é uma rede que busca o  acesso, a permanência, a garantia de uma educação de qualidade para o nosso público infantil e adolescente... Não podemos deixar esse público fora da escola”,  disse a coordenadora municipal Unicef em Jaciara, Ianara Tabosa.

Segundo a coordenadora, 27 alunos estavam fora da sala de aula e já foram resgatados pela equipe de trabalho. “Além destes alunos, que foram matriculados, ainda temos outras situações que acompanhamos. Alguns faltam, mas, conversamos com as famílias, para que eles retornem às salas de aulas. Também, reforçamos a importância deles estarem presentes nas escolas”, completou.

Ainda a coordenadora informou que os principais motivos que levaram esses alunos a  distanciarem do estudo são por causa de mudança de domicílios, viagens, deslocamentos frequentes e criança ou adolescente com deficiência.

“O Busca Ativa Escolar é um trabalho importante e intersetorial, que tem apoio de várias instituições como as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.  Um dos seus principais objetivos é trazer as crianças e adolescentes que estão fora da escola, propondo  buscá-las para o contexto escolar. Essa equipe é representante do Selo Unicef em Mato. Ela está aqui para visitar o município e conhecer o trabalho que está sendo feito, a qual reconhece que alcançamos as metas”, salientou a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.

Instituições parceiras do Busca  Ativa Escolar:   Associação Mato-grossense dos  Municípios (AMM); Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT); União Nacional  dos Dirigentes Municipais  de Educação (Undime);  Ministério Público de Mato Grosso (MPMT); Conselho da Secretaria Municipal de Saúde (CONSEMS);  Colegiado Nacional  de Gestores  Municipais  e Assistência Social (COEGEMAS); Secretaria Estadual de Educação de Mato  Grosso (Seduc-MT); Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA);  e  Associação para Desenvolvimento dos Municípios e outras.

Veja os sete resultados sistêmicos.

1 – Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância

Indicador: Percentual de crianças de 1 ano de idade vacinadas com a tríplice viral (D2) ou tetra viral”. (PNI/MS);

2- Educação de Qualidade de todos

Indicador: Percentual de alunos da rede pública do ensino fundamental que abandonaram a escola. (Censo Escolar/INEP/MEC);

3- Hábitos de Higiene e Acesso à Água e Saneamento Assegurados para crianças e adolescentes nas escolas

Indicador: Percentual de escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento. (Censo Escolar/INEP/MEC);

4 – Oportunidades de Educação, Trabalho e  Formação para adolescentes e Jovens

Indicador: Percentual de entre 15 e 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio. (Censo Escolar/INEP/MEC com IBGE);

5- Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida.

Indicador: Percentual de nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos;

6 - Prevenção e Resposta às Violências contra Crianças e Adolescentes

Indicador: Percentual de registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA;

7 – Proteção Social  e Atenção familiar  para Famílias vulneráveis  via  Serviços Intersetoriais

Indicador: Percentual de famílias cadastradas no Cadastro Único em acompanhamento pelo PAIF no município. (Quantidade de famílias acompanhadas pelo PAIF por total de famílias no Cadastro Único).