Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Alfabetiza 560 Pessoas Pelo Programa Muxirum

JOVENS E ADULTOS: Jaciara alfabetiza 560 pessoas pelo programa Muxirum



Publicado em: 31 de Outubro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Mário Marcio/Ascom e Jeferson/TV do Povo

Foi concluída a 2ª etapa do programa Mais MT Muxirum da Alfabetização, do Governo de Mato Grosso, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Jaciara, no Centro de Eventos Juvelina Maria de Almeida, onde 560 estudantes receberam na noite de quinta-feira (27.10), o certificado do ensino de alfabetização.

Na ocasião, a prefeita Andréia Wagner (PSB), a secretária municipal de Educação Márcia Cristina Ferreira, além de representantes municipais e estaduais do programa e gestores de escolas, que prestigiaram a cerimônia de formatura, falaram da importância da iniciativa ao município. 

  

“Inclusive, Jaciara é referência no estado de Mato Grosso por ter atingido 560 alunos. Tivemos adultos da faixa de 19 a 91 anos de idade, que buscaram o ensino para ler e escrever. Então, o Mais MT Muxirum  está sendo satisfatório  em oportunizar e contribuir à formação da nossa população”, disse a gestora municipal, que aproveitou o momento para parabenizar cada formando, os 26 professores envolvidos no ensino e toda coordenação municipal e estadual, sob o comando das professoras Jô Maria Ferreira e Jeisy Mylla Ferreira de Oliveira (municipal), além da coordenadora estadual do programa, Rita de Cássia Contin.

“Chegou o momento de coroar o esforço de todos vocês... Aqui sentimos em casa. Pois todas as propostas de adesão para o registro de colaboração do programa Mais MT Muxirum, o município de Jaciara abraçou. Quando falo que abraça, não é só a assinatura no papel, mas colocar a mão na massa e realizar as ações necessárias ao programa acontecer”, salientou a coordenadora do Mais MT Muxirum de Alfabetização da Regional de Rondonópolis, representado as autoridades da Seduc-MT, Andreia Cristiane de Oliveira.  

“É um momento de muita alegria por mais uma formatura do programa MT Mixurum, que tem a parceria da Prefeitura. Nós atingimos a meta, tanto no ano passado quanto este ano. Esses 560 formandos é uma grande satisfação.  Ver senhores e  senhoras de idade que antes não sabiam escrever os seus nomes, e hoje estão aqui alfabetizados. Contudo, prontos para o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA),  para dar continuidade nos seus estudos”, pontuou a secretária municipal de Educação, Márcia Ferreira, que agradeceu o apoio da administração de Jaciara e o governo estadual. 

Transformação - O aluno e soldador Paulo Rodrigues da Silva, 44 anos, que foi alfabetizado  na Escola Estadual Modelo, falou que o ensino transformou sua vida. “Só tenho que agradecer esse programa Muxirum. Porque mal sabia ler e escrever o meu nome. Então, com ajuda dessa iniciativa e da professora Silvana, consigo estudar e trabalhar. Isso mudou a minha vida! Agora, não sou mais analfabeto”, contou o estudante, que está contente por ter conseguido  ler a bíblia e placas de anúncios na cidade.

 

 

 

 

 

 


Últimas Notícias