Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Palestra Destaca Regras E Faz Alerta Sobre Uso Frequente De Aparelhos Eletronicos

ORIENTAÇÃO AOS PAIS: Palestra destaca regras e faz alerta sobre uso frequente de aparelhos eletrônicos



Publicado em: 26 de Outubro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/ Ascom
Foto: Everaldo Galdino/Ascom

A Secretaria Municipal de Educação realizou na noite de terça-feira (25.10), a palestra “Pais, filhos e escola: os desafios da educação nos dias atuais”,  proferida pelo psicólogo da Educação,  Benedito Wancley Ferrari,  voltada aos pais de alunos da rede municipal de ensino  no Centro de Eventos Juvelina Maria  de Almeida,  no bairro Planalto.  

A palestra teve como objetivo destacar a importância do papel da família na escola.  “Pois nos dias atuais temos enfrentado muitos desafios com as crianças e adolescentes”, comentou o psicólogo.

Segundo o especialista, uma das dificuldades dos pais é adotar regras e limites nos filhos quanto ao uso de aparelhos celulares, vídeo game e outros produtos digitais.  “Às vezes se tornam ferramentas que provocam distanciamento do convívio familiar, sendo em algumas situações podem afetar o  comportamento delas,   prejudicar o ensino  e criar uma relação perigosa.

Na ocasião, o palestrante apresentou um vídeo, que exibiu uma reportagem do programa Domingo Espetacular (TV Record) com o título “Adolescente mata mãe e irmão porque foi proibido de usar o celular”,  que repercutiu no país, exemplificando  o fato em relação ao tema da palestra, para os participantes.   O crime aconteceu na cidade de Patos, a mais de 300 quilômetros de João Pessoa (PA).

Na oportunidade, Benedito, também, orientou os pais sobre a necessidade de  colocar regras e estabelecer limites ao uso dos celulares e  televisão  às crianças e adolescentes. 

“Passou de dois anos. Apenas 2 horas por dia para celular ou televisão. O cérebro da criança está em formação. Todo sistema nervoso central está em transformação e desenvolvimento. O processo de sinapse, por exemplo, faz com que a criança pense e regule emoções. O que acontece? O uso excessivo das telas (dos aparelhos celulares e televisores) pode comprometer a saúde dela, principalmente a falta de nós”, explicou, referindo aos pais e responsáveis, que são importantes na participação na  fase do crescimento e do ensino dos filhos, que contrário a isso, podem afetar à depressão, ansiedade e outras causas.

 

Ainda, o psicólogo  ainda ressaltou que o “amor e o carinho” são sentimentos prioritários  que fortalecem a relação dos pais com seus filhos para o convívio familiar, escolar e social. “Hoje, estamos numa situação muito delicada e difícil. Então, essas crianças e adolescentes precisam da nossa ajuda. A escola não faz nada sozinho. Precisamos de vocês. A escola está de braços abertos para acolheremos vocês”, finalizou. 

Após a palestra, a equipe de servidores da Educação realizou um sorteio de brindes (presentes) e coquetel aos pais e alunos das escolas que participaram no evento orientativo.

 

 

 

 

 


Últimas Notícias