Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Jaciara Realiza O 1 Forum Comunitario Do Selo Unicef 2022 2024

POLÍTICAS PÚBLICAS: Jaciara realiza o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef 2022-2024

Publicado em: 09 de Junho de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Guilherme Rocha - Ascom

“As crianças, quando bem cuidadas, são uma semente de paz e esperança.” Foi com essa frase da médica, pediatra e sanitarista Zilda Arns Newman, que a  articuladora  municipal do Selo Unicef (núcleo Jaciara), Ianária Tabosa, citou e deu  boas vindas aos participantes  do 1º Fórum  Comunitário  do Selo Unicef, promovido  na manhã desta quinta-feira (09.06) em Jaciara.

A iniciativa tem como objetivo diminuir as desigualdades e proporcionar a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

O evento, realizado pela Prefeitura de Jaciara, por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social e Cidadania, de Saúde e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ocorreu no auditório da Faculdade Eduvale.

“O Selo Unicef busca políticas públicas  que sejam implementadas no município, e que não sejam só de gestão, mas sejam políticas municipais que perdurem por muito tempo e  assegurem os direitos da criança e do adolescente”, disse a articuladora municipal.

“Não é um trabalho somente da Educação, mas é uma ação que envolve secretarias de Assistência Social, Saúde e o Conselho Tutelar e Ministério Público Estadual, onde se debate sobre a criança e adolescente. Pois as instituições foram convidadas. Porém, por ser um dia letivo, temos representantes de cada instituição. É um dia importante para trocar informações sobre os direitos das crianças e do adolescente”, disse a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.

O Fórum tratou de receber propostas para formular o primeiro plano municipal da criança e do adolescente.  Além de debater 7 resultados sistêmicos, como educação de qualidade, equidade, criança e  adolescência, o uso da Sistema de Informação da Criança e do Adolescente (Sipia),  Conselho Tutelar, CREAS,  sendo políticas públicas que venham avançar  na cidade.  Além disso, foram apresentados resultados sobre indicadores sociais do município.

Vejas mais fotos aqui.