Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Instituicoes De Ensino De Jaciara Realizam Dia D Para Analise Do Plano Municipal De Educacao

COMUNIDADE ESCOLAR: Instituições de ensino de Jaciara realizam dia “D” para análise do Plano Municipal de Educação

O evento escolar encaminhará relatório de propostas à Etapa Municipal de Avaliação do PME, que ocorrerá em 24 e 25 de março deste ano.

Publicado em: 25 de Fevereiro de 2022
Texto: Everaldo Galdino/Ascom
Foto: Joelma Pontes/Ascom

Com o tema “Qualidade e Equidade na Educação: compromisso de todos”, profissionais de educação, pais e alunos das instituições de ensino de Jaciara participaram nesta sexta-feira (25.02) do dia “D”, evento escolar sobre estudo do Plano Municipal de Educação (PME).

O encontro foi realizado nas instituições de ensino das esferas municipais, estaduais, federais e particulares, e também nas  instituições filantrópicas e unidades escolares da zona rural, durante o periodo matutino e vespertino.

“Trata-se de uma etapa escolar destinada para a Conferência de Avaliação do PME. Essa etapa ocorre internamente, em cada instituição, momento em que todos os segmentos da comunidade escolar, munidos dos documentos norteadores estudam, discutem, avaliam e contribuem com proposições para a melhoria da educação municipal”, explicou a secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira.

“Foi a 2ª Conferência de Avaliação do Plano Municipal de Educação, desde sua aprovação em 2015, conforme Lei Nº 1676 de 24 de junho de 2015. Em 2017, foi realizada a 1ª Conferência que culminou na alteração e revisão do anexo I do Plano, conforme Lei 1.816 de 05 de abril de 2018”, ressaltou a  articuladora do Plano de Educação Municipal de Jaciara, Maria Madalena Caixeta.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - Caracteriza-se por ser um plano global da educação no contexto municipal, pois visa à integração de dinâmicas relacionadas com as iniciativas de todos os membros da comunidade educativa. Apresenta metas para todos os níveis e modalidades educacionais ofertadas pelas redes públicas e privada de ensino, que define propostas voltadas para a qualidade da educação, gestão democrática, valorização do magistério, financiamento, entre outras temáticas.

A CONFERÊNCIA – Trata-se de uma avaliação do PME. Foi um momento democrático, que possibilita a participação de todos os atores envolvidos no processo educacional.

COMO FUNCIONA? Nesta primeira etapa foi disponibilizado um Relatório de Monitoramento (versão preliminar), elaborado pela equipe técnica do Fórum do PME, referente aos resultados das metas e estratégias do Plano para estudo, análise e proposições de emendas de natureza: aditiva, supressiva e substitutiva.

Após a realização da Etapa Escolar será realizado a Etapa Municipal de Avaliação do PME.

“O evento acontecerá nos dias 24 e 25 de março deste ano e culminará na versão final do Relatório de Monitoramento e possíveis proposições de revisão e alteração da Lei do PME”, finalizou Márcia Cristina.