Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Servidores Da Educacao Participam De Treinamento Sobre Boas Praticas Para Servicos De Alimentacao

CAPACITAÇÃO TREINAMENTO, : Servidores da educação participam de treinamento sobre boas práticas para serviços de alimentação

Na oportunidade, os profissionais receberam a cartilha sobre o tema da Avisa, que segue as diretrizes da Resolução nº 216/2004.



Publicado em: 03 de Fevereiro de 2022
Texto: Ascom
Foto: Guilherme Rocha /Secom

 
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura, Desporte e Lazer,  realizou na última terça-feira (01.02), o treinamento sobre boas práticas  de alimentação para servidores públicos  que atuam  na carreira de apoio administrativo educacional e para os funcionários da cozinha única.   
A capacitação foi ministrada pela nutricionista Joana Ferreira  no Anfiteatro Celcita Pinheiro, onde contou com presença de 73 servidores. 
O treinamento teve 4  horas de duração e seguiu  a orientação da Resolução 216/2004, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa), do Ministério da Saúde.
"O treinamento para as boas práticas de fabricação padroniza os processos e elimina o desnível de conhecimento entre os funcionários. Isso facilita o gerenciamento e otimiza toda a produção da merenda escolar – desde a cozinha única até o posicionamento aos estudantes", explicou a palestrante nutricionista.
Na ocasião, os profissionais receberam a cartilha sobre “Boas Prática para Serviços de Alimentação”, elaborada pela Avisa.  
Entre os assuntos do conteúdo da cartilha, que contém 43 capítulos, foram abordados no evento: higienização de produtos da merenda escolar, contaminação de alimentos; doenças transmissíveis; boas práticas de fabricação; contaminação cruzada, higienização de equipamentos, móveis e utensílios; controle de recebimento; armazenamentos  de matérias primas;  boa convivência e outros.
O treinamento é uma das obrigatoriedades do Programa Nacional de  Alimentação Escolar (PNAE),  conforme a  Resolução nº 6/2020 e da RDC 216/2004, da Avisa. 
"A  participação de todos foi excelente, pois teve trocas de conhecimentos entre todos os funcionarios como foram sanadas as dúvidas perante a manipulação da merenda escolar", avaliou a nutricionista.


Últimas Notícias