Fale conosco

(66) 3461-7900

Ouvidoria Municipal

(66) 3461-7900


Você está em: Início / Imprensa / Notícias / Mais De 500 Alunos De Jaciara Concluem Primeira Etapa Do MT Mais Muxirum De Alfabetizacao

Educação


MUXIRUM, EDUCAÇÃO, JOVENS
Mais de 500 alunos de Jaciara concluem primeira etapa do MT Mais Muxirum de Alfabetização

Jovens e adultos de seis comunidades jaciarenses são contemplados pelo programa do governo estadual.

Quinhentos e sessenta alunos jaciarenses terminaram a primeira etapa do Programa Muxirum MT Mais, voltado para alfabetização de jovens e adultos.  A iniciativa é do Governo de Mato Grosso, por meio da  Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a Prefeitura de Jaciara. 

Desses mais de 500 estudantes que foram alfabetizados  pelo  programa  em 2021, parte vive em seis comunidades rurais. São elas: Cachoeirão, Chocheirinha, União da Vitória, Egídio Bruneto, Renascer e São Francisco.

Segundo a coordenação municipal do Muxirum, só nessas localidades   somam dez turmas com o público  juvenil  e adulto.  No total, foram 54 turmas beneficiadas em toda a cidade.

Um ato de encerramento da aprendizagem dos alunos ocorreu na tarde da última quarta-feira (19.01) em um barracão da Associação de Moradores do Renascer, onde contou com a presença da secretária municipal de Educação, Márcia Cristina Ferreira, representando a prefeita Andréia Wagner (PSB), que estava em outro compromisso no paço municipal,    do coordenador estadual do Programa  Mais MT Muxirum, Marcelo  Fastro, e da professora Marlene Gama.

“Parabenizo o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação envolvidos no projeto e aos estudantes pela dedicação ao ensino.  E já antecipo  que o  Programa  Mais  MT  Muxirum   continuará este ano, para atender a população do nosso município. Nós temos um bom exemplo nessa comunidade rural,   a professora Marlene, que  não tem  medido  esforço  em ensinar seus alunos”,  destacou a secretária municipal de Educação,  Márcia Cristina Ferreira.

Os alunos iniciaram a alfabetização em setembro do ano passado.  As aulas do MT Mais Muxirum seriam encerradas no mês de dezembro de 2021, mas tiveram que ser prorrogadas e foram finalizadas na tarde desta quarta.

Segundo a Seduc, as matrículas do Mais MT Muxirum  terão início a partir de março e as aulas iniciaram em 4 de abril.

“Eu gosto muito do que eu faço, principalmente em ensinar jovens e adultos. Agradeço a Deus por concluir o ensino de alfabetização para essa turma.   Não foi fácil. Às vezes, andava a mais 2 km para  chegar em cada  casa  dos  alunos para  chamá-los  em participarem  das aulas”, contou a professora Marlene Gama, no evento de encerramento.

A aluna Neuza Francisca da Silva, 63 anos, falou que a alfabetização mudou sua vida.

“Agradeço a Deus por esta oportunidade. Antes de conhecer este ambiente, eu era uma pessoa muito tímida, quase não sorria pra ninguém.  Aí, Deus preparou a professora Marlene, que nos ajudou muito no ensino. Nos primeiros dias quase não falava e estava com vergonha da idade. Mas, depois só maravilha porque pude ler e escrever”,  disse a idosa.

O coordenador estadual do MT Mais Muxirum, Manoel Fastro, representado a Seduc, explicou sobre a oportunidade aos alunos, quanto o incentivo do governo estadual em ampliar a  alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso.

“É uma honra estar acompanhado vocês nesse local. Por que aqui que começa tudo!   O programa MT Mais Muxurum  vai até  onde as pessoas precisam aprender. Nós queremos ampliar um pouco mais”, salientou o coordenador da Seduc,  que enalteceu a parceria  da administração municipal.

Também participou do ato de encerramento, a vereadora jaciarense Simone Rodrigues (PSL).

Publicado em 26/01/2022

Fonte: Ascom



Últimas Notícias

2022 © Prefeitura Municipal de Jaciara - Mato Grosso - CEP: 78820-000