Você está em: Início / Imprensa / Notícias / UNDIME Educacao De Jaciara Marca Presenca No 1 Encontro Para Discutir A Recuperacao Da Aprendizagem

EDUCAÇÃO: UNDIME: Educação de Jaciara marca presença no 1º Encontro para discutir a recuperação da aprendizagem

Evento reuniu dirigentes municipais de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Publicado em: 09 de Novembro de 2021
Texto: ASCOM/Joelma Pontes
Foto: Ascom

A secretária de Educação do município de Jaciara, Márcia Cristina, e representantes da pasta, participaram nesta terça-feira (9), do 1º Encontro da Região Centro Oeste, promovido pela União  dos Dirigentes  Municipais da Educação (Undime), Capital mato-grossense.

A recuperação da aprendizagem  e a retomada  das atividades  presenciais foram  os principais temas debatidos e que reuniu dirigentes municipais, técnicos e assessores das secretarias  de educação  que atuam em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Com o tema “Educação, um olhar sobre as finanças e o pedagógico na busca por resultados”, o encontro tem como objetivo promover a integração dos dirigentes para a retomada das atividades presenciais nas escolas, que exigirá dos sistemas educacionais um olhar abrangente e um plano de ações pedagógicas em diversas frentes a ser executado no próximo ano.

Segundo o secretário estadual de Educação, Alan Porto, o Estado não tem medido esforços para que os impactos da pandemia dentro das salas de aulas sejam revertidos e o ensino público presencial seja conduzido com qualidade em 2022.

“A nossa intenção é reforçar a parceria com os municípios. Quando pensarmos na educação, temos que pensar de forma equânime e, para isso, o Estado de Mato Grosso vem reforçando o regime de colaboração com as cidades e dará todo apoio necessário para ofertar uma educação pública de qualidade”, afirmou o secretário.

A gestora da educação em Jaciara, Márcia Cristina, também ressaltou a preocupação quanto as conseqüências provocadas pela pandemia e a ausência dos alunos por quase dois anos fora da sala de aula. Para ela, os próximos anos serão desafiadores, mas que os profissionais não têm medido esforços para obter êxito quanto a celeridade na recuperação da aprendizagem da comunidade escolar.

"Agora é manter o foco, reorganizar, reinventar para que possamos atingir as metas educacionais, como também desenvolver um trabalho focado nos aspectos socioemocionais, garantindo a efetivação do processo do ensino aprendizagem", pontuou Marcia Cristina.

A programação do 1º Encontro da Região Centro Oeste segue até quarta-feira (10), no Hotel Fazenda Mato Grosso, com debates sobre a inovação pedagógica e tecnológica na educação.

Também participaram do evento o vice-presidente da Undime MT, Marcelo Costa, o presidente da Undime de Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, o presidente da Associação dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, o secretário de Educação Básica, Mauro Luiz Rabelo, a secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Lúcia Côrrea Barros Vuolo, e o presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Gelson Menegatti Filho. (Com Assessoria)